Cotidiano

Diretor do Instituto Butantan é afastado após auditoria apontar irregularidades

SÃO PAULO – O governo de São Paulo decidiu afastar o médico Jorge Kalil da direção do Instituto Butantan depois que uma auditoria apontou irregularidades financeiras e administrativas na instituição. O Butantan é vinculado à secretaria estadual de Saúde e um dos principais centros de pesquisa do país.

Após uma palestra para investidores na tarde desta terça-feira, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse que Kalil continuará trabalhando nas pesquisas do instituto, como a da vacina da dengue.

– (Kalil) continua cientista, (trabalhando com) pesquisa, vacina, dengue. Agora, direção é cargo administrativo, de gestor – comentou brevemente o tucano, dizendo que logo o secretário de Saúde David Uip daria mais detalhes sobre o assunto.

O relatório da auditoria foi obtido pela TV Globo. Ele mostra que no período em que Kalil estava de férias, em julho de 2014, gastou mais de R$ 30 mil em passagens aéreas para a Itália e Porto Rico e mais de R$ 4,5 mil no cartão corporativo. À TV Globo, ele disse que interrompeu o descanso para participar de encontros científicos. A viagem a Porto Rico, segundo ele, foi cancelada, e o dinheiro estornado.

O levantamento também mostrou um salto no número de funcionários da instituição. Em 2011 eram 798 e, em 2014, 1.422. Cargos ligados à presidência eram apenas dois em 2011 e, em 2014, 29, um aumento de 1.350%. Também foram apontados problemas em contratos com fornecedores e prestadores de serviços.

À TV Globo, o Instituto Butantan informou que o aumento do quadro de pessoal se deve ao crescimento da produção do instituto. A secretaria estadual de Saúde informou que a investigação dos pontos levantados pela auditoria estão em andamento.

O Tribunal de Contas do Estado informou que analisa as contas anuais dos exercícios do instituto. ?O processo do Instituto Butantan está vinculado as contas da Secretaria de Estado da Saúde ? sendo portanto ? ente jurisdicionado do Tribunal e que passa por fiscalização ordinária?, diz o comunicado.

Em nota, a Corregedoria Geral da Administração informou que, a pedido da secretaria de Saúde, analisou os documentos elaborados pela auditoria e decidiu instaurar um procedimento para aprofundar as investigações. ?O processo nessa fase prevê diligências que estão em curso, depoimentos de testemunhas, funcionários e análise de procedimentos adotados nas compras do Instituto Butantan, bem como da própria Fundação Butantan?.