Policial

Diretor do Depen confirma a demolição do cadeião da 15ª

Cartaxo confirmou a demolição do cadeião após a transferência de todos os detentos para a penitenciária

Cascavel – O diretor-geral do Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná), Luiz Alberto Cartaxo, esteve ontem em Cascavel e fez uma visita à PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). Ele vistoriou as obras de reforma da unidade, que deve receber em breve os presos atualmente abrigados na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial).

Cartaxo confirmou a demolição do cadeião após a transferência de todos os detentos para a penitenciária. Ressaltou, no entanto, que a mudança só deverá ocorrer quando a PEC tiver plenas condições para isso. O prazo para conclusão das obras é agosto próximo.

 “Precisamos que a unidade seja totalmente recuperada para receber estes presos e cumprir o compromisso no sentido de que não haja mais presos na região central de Cascavel e que 15ª SDP seja apenas delegacia de policia”, disse Cartaxo.

Com capacidade para 132 presos, o cadeião abriga atualmente mais de 500 detentos. Em uma semana foram registradas pelo menos quatro tentativas de fuga do local, uma delas num momento em que policiais militares do Pelotão de Choque realizavam uma vistoria nas celas, na tarde de quarta-feira.

Cartaxo anunciou ainda a transferência das presas da 15ª SDP para as cadeias de Foz do Iguaçu e Corbélia, conforme já havia adiantado a reportagem de O Paraná. Dessa forma, a ala masculina do cadeião será expandida, amenizando o problema da superlotação do local até que a reforma da PEC não é concluída.