Cotidiano

Diretor do Cine-PE, Alfredo Bertini irá assumir Secretaria do Audiovisual

alfredo bertini.jpgRIO ? O economista Alfredo Bertini foi escolhido por Marcelo Calero, ministro da Cultura, para assumir a Secretaria do Audiovisual no governo interino de Michel Temer. Diretor e idealizador do Cine PE, o recifense é autor de livros como “Economia da cultura” (Saraiva) e foi presidente do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros.

Entre 1994 e 1995, foi secretário adjunto de Pernambuco, quando começou a desenvolver projetos como o Festival de Cinema do Recife. Depois, de 2004 a 2005, assumiu a Secretaria de Turismo e Esportes da prefeitura da capital.

Segundo o site do MinC, os objetivos da Secretaria do Audiovisual são a “formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não-comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros”.

Na semana passada, Volnei Canônica foi escolhido por Calero para ser secretário-executivo do ministério. Ex-titular da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura na gestão de Juca Ferreira, ele trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (RS) e foi assessor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.