Cotidiano

Diretor de 'Pequeno Segredo' comenta esnobada do Oscar: 'Foi um jornada incrível, apesar das surras'

Links PEqueno Segredo

SÃO PAULO ? Diretor de “Pequeno Segredo”, David Schurmann comentou na manhã desta sexta-feira a eliminação do filme da disputa por uma indicação ao Oscar de filme em língua estrangeira. Schurmann disse que ele e sua equipe tentaram brigar pela escolha “de forma digna e intensa”.

? Foi um jornada incrível, e altamente gratificante, apesar das surras ? completou ele, fazendo referência às críticas que o longa recebeu e à polêmica em que esteve envolto durante o processo de indicação, em setembro.

Para o cineasta, toda a controvérsia em torno de sua escolha como representante oficial do Brasil no Oscar não teve nada a ver com a eliminação nesta primeira fase da corrida pela estatueta de melhor filme em língua estrangeira:

? Os americanos, nesta fase da votação na Academia, nunca ouviram falar da “polêmica”. Então, não, não afetou. É muita arrogância pensar que o mundo estaria de olho nessa polêmica, isso foi algo local. Como sempre, o Oscar é uma caixa de surpresas.

Sobre a lista dos pré-selecionados, Schurmann disse que ainda não assistiu a nenhum deles. Filmes brasileiros que disputaram vaga para indicação ao Oscar

? Mas me surpreendi que o Brasil ficou de fora do Globo de Ouro em todas categorias, sendo que tínhamos três filmes concorrendo. E que a América do Sul ficou fora do Oscar de filme em língua estrangeira. “Neruda”, que era apontado como o grande filme sul americano, também não entrou (e entrou no Globo de Ouro). Em resumo: nada está garantido, não existem “preferidos”, só existem os filmes e os votantes.

Para o diretor, a próxima etapa é continuar com a carreira de “Pequeno Segredo” pelo mundo:

? E focar nos novos filmes ? completou.