Cotidiano

Diretor da secretaria de Orçamento diz a senadores que decretos de Dilma foram legais

zarak-comissaoBRASÍLIA ? O diretor do Departamento de Programas de Infraestrutura da Secretaria de Orçamento Federal, Zarak de Oliveira Ferreira, foi a terceira testemunha a prestar depoimento na comissão especial do impeachment nesta sexta-feira. Zarak disse que os decretos editados pela presidente afastada Dilma Rousseff eram legais e compatíveis com a meta fiscal vigente.

? A abertura de decretos, por si só, não afeta a meta de resultado primário, porque, na verdade, é uma disponibilidade orçamentária que estou acrescentando ao meu orçamento. Ela efetivamente vai impactar no meu resultado quando ela for paga, ou seja, depois de empenhada, liquidada e paga ? explicou Zarak.

Devido ao cansaço, os senadores começaram a trocar farpas. A senadora Ana Amélia (PP-RS) ironizou o fato de, a todo momento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) dizer que a presidente Dilma não assinou nenhum documento relativo ao Plano Safra, conforme o Banco do Brasil. O Plano Safra é um dos itens da acusação.

? Parece que estamos na monarquia: a rainha Dilma reina, mas não governa. Parece que aqui as pessoas são desprovidas de competência e inteligência. pelo menos quatro vezes disseram que o Banco do Brasil informou que a presidente não assinou as autorizações (para o plano Safra). E governar é o ato de decidir. Gente, quem governa? Pelo amor de Deus! ? disse Ana Amélia.

? Quem governa agora é Temer ? rebateu Gleisi Hoffmann.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) desabafou:

? Não sei se vou aguentar esse blá-blá-blá