Cotidiano

Diretor da OMC nega ter recebido críticas de Serra

BRASÍLIA – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, negou que José Serra, ministro das Relações Exteriores, tenha criticado a OMC e que haja qualquer atrito entre ambos. Após reunião com o presidente interino Michel Temer nesta segunda-feira, Azevêdo disse que ele próprio e Serra dizem “exatamente a mesma coisa”.

No começo do mês, em encontro ministerial da OMC, realizado em meio a reunião da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, Serra falou que a experiência do Brasil com a OMC na última década “não tem sido recompensadora”.

— Com um padrão de comércio geograficamente bem distribuído, o Brasil naturalmente valoriza a OMC, mas a experiência dos últimos dez anos não tem sido recompensadora. Não temos sido capazes de ajustar a assimetria em setores econômicos e ao acesso entre produtos agrícolas e industriais. Não temos sido capazes de dar continuidade às preocupações dos países em desenvolvimento para facilitar sua crescente participação no comércio internacional — criticou Serra, que também havia dito em seu discurso de posse, mês passado, que o Brasil “não mais restringirá sua liberdade e sua iniciativa por uma adesão exclusiva e paralisadora aos esforços multilaterais da OMC”.

Azevêdo refutou que houvesse quaisquer sinais de distanciamento do Brasil em relação à OMC, e afirmou que Serra, ao falar em tomar “novos caminhos”, não quis dizer que eles seriam fora da OMC. O diretor criticou a imprensa nacional e mostrou irritação.

— Não vejo nada disso. Eu li todos os discursos dele, li inclusive o discurso de Paris, e não li nada do que eu vi na imprensa brasileira. Francamente. Eu li o discurso do começo ao fim e não achei nada aquilo. Inclusive no momento em que diz que o Brasil iria procurar novos caminhos, eu li o discurso. Ele estava falando em novos caminhos dentro da OMC, não fora da OMC. Leia o discuso, gente. Pelo amor de Deus.