Cotidiano

Direção Nacional do PSB determina apoio a Freixo no Rio

RIO E BRASÍLIA ? O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, determinou na noite desta sexta-feira que o partido apoie a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno na disputa pela prefeitura do Rio. Mais cedo, o presidente do Diretório Municipal, Paulo Senra, havia afirmado que o partido ficaria neutro na eleição.

? A decisão é de apoiar o Freixo. É uma posição política. Jamais admitiríamos o apoio ao Bispo. O Rio não merece isso ? afirmou Siqueira, em referência a Marcelo Crivella (PRB) ? A posição da direção nacional é 100 por cento favorável ao Freixo, e não estamos condicionando a absolutamente a nada.

Por uma questão estratégica, o partido decidiu que as alianças no segundo turno seriam decididas pelo comando nacional. Mais cedo, ao fim de uma reunião da Executiva Estadual, o presidente municipal do PSB havia afirmado que a legenda se manteria neutra.

? A decisão é por neutralidade, em face das divisões internas e para não haver uma cisão maior no partido. A Direção Nacional tem simpatia pelo Freixo, e nós vamos respeitar isso ? disse Senra no início da tarde.

Há, entre integrantes do partido no Rio, uma insatisfação pelo fato de o PSOL não ter manifestado apoio a candidatura de Felipe Peixoto (PSB), que disputa o segundo turno contra Rodrigo Neves em Niterói. O candidato do PSOL, Flávio Serafini, ficou em terceiro, com 20% dos votos válidos. Em Petrópolis, no entanto, o PSOL está apoiando a candidatura do atual prefeito, Rubens Bomtempo (PSB), que vai enfrentar Bernardo Rossi (PMDB) no segundo turno. Freixo já até gravou um vídeo de apoio.

? A gente queria que o PSOL fizesse (em Niterói) o mesmo movimento daqui (no Rio). Não temos porque fazer um compromisso com quem não tem compromisso. Não vamos entrar numa briga que vai nos ajudar ? disse Senra ao fim da reunião.

O senador Romário (PSB-RJ) participa da campanha de Marcelo Crivella (PRB) desde o primeiro turno. Na segunda-feira, Siqueira já havia sinalizado que o PSB entraria na campanha de Freixo.