Cotidiano

Diplomata Alexandre Parola será porta-voz da Presidência

BRASÍLIA – O diplomata Alexandre Parola será o porta-voz da Presidência da República. Ele exerceu esta função no fim do governo Fernando Henrique Cardoso. Funcionário de carreira do Itamaraty, Parola está sendo requisitado pelo presidente Michel Temer para a função e deverá ser efetivado no cargo na semana que vem.

Parola foi o terceiro e último diplomata a ser porta-voz do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Parola atuou em missão permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra, na Suíça.

Um auxiliar presidencial disse que Parola foi escolhido para a função por ter experiência e pelo perfil adequado para falar oficialmente pelo governo.

O presidente Michel Temer passou a considerar um porta-voz no governo depois de declarações controversas de ministros, ora contra reformas importantes para o Planalto, ora arranhando a imagem do governo também em temas sensíveis, como a Operação Lava-Jato e agenda social.

A gafe mais recente foi do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que sugeriu ter informações privilegiadas da Operação Lava-Jato em um comício eleitoral em Ribeirão Preto – reduto eleitoral do ex-ministro petista Antonio Palocci, preso na cidade um dia depois da fala de Moraes, que é filiado ao PSDB. A atitude custou a Moraes uma repreensão de Temer e um processo na Comissão de Ética da Presidência.

O ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, defendeu ao GLOBO que a descriminalização do caixa 2 seja feita “sem histeria”. O chefe da Saúde, Ricardo Barros, já declarou que homens trabalham mais que mulheres, e também colocou em dúvida a continuidade do Serviço Único de Saúde (SUS).