Cotidiano

Dimas Tadeu Covas é escolhido novo diretor do Instituto Butantan

dimas2 (2).jpgSÃO PAULO – O médico Dimas Tadeu Covas foi escolhido para assumir a direção do Instituto Butantan, principal fabricante e centro de pesquisas de vacinas e soros do país, vinculado à secretaria estadual de Saúde. Na terça-feira, o governo de São Paulo anunciou a exoneração de Jorge Kalil do cargo por denúncias e irregularidades em sua gestão.

Covas é pesquisador e professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, preside a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Uma auditoria feita no Butantan a pedido do governo apontou uma série de irregularidades nas despesas e contratação de pessoal na gestão de Kalil. Ela mostra que no período em que o então diretor estava de férias, em julho de 2014, gastou mais de R$ 30 mil em passagens aéreas para a Itália e Porto Rico e mais de R$ 4,5 mil no cartão corporativo.

À TV Globo, o médico disse que interrompeu o descanso para participar de encontros científicos. A viagem a Porto Rico, segundo ele, foi cancelada, e o dinheiro estornado.

O levantamento também mostrou um salto no número de funcionários, especialmente aos ligadosà presidência, além de problemas em contratos com fornecedores e prestadores de serviços. Kalil retornou ao Brasil na manhã desta quarta-feira e, novamente, se defendeu das acusações.

– É inadmissível que falem mal de um gestor público como eu, que se dedicou e levantou o Instituto Butantan, que estava derrubado e hoje em dia tem orgulho e representação internacional importante – disse ele ao portal ?G1? ainda no aeroporto, onde foi recebido sob aplausos por funcionários.