Esportes

Dilma: responsabilidade por problemas na vila é de Paes

FILES-OLY-2016-BRAZIL-POLITICSBRASÍLIA – A presidente afastada Dilma Rousseff disse que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem responsabilidade e deve resolver os problemas da Vila dos Atletas. Dilma ressaltou que esse foi o único empreendimento onde houve parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada, por meio de duas construtoras. Em entrevista à Rádio Educadora, de Uberlândia (MG), Dilma fez críticas e ironias sobre a participação do presidente interino, Michel Temer, na preparação dos Jogos Olímpicos. Ela disse que Temer não participou da preparação, como ela, e que o Brasil tem todas as condições de enfrentar o terrorismo e garantir a segurança apenas porque ele não demitiu pessoas que já cuidavam do setor desde o seu governo.

DilmaOlímpica? Há condições bastante sólidas de o Brasil suportar, enfrentar uma Olimpíada e garantir a segurança. Até maio, essas condições estavam perfeitamente estruturadas. E quero crer que não houve nenhuma medida do governo provisório no sentido de desarticular esse setor. Porque não mandaram embora, como fizeram em outras áreas, as pessoas responsáveis pela segurança das Olimpíadas Espero que não tenham comprometido nada nesse processo. O Brasil tem experiência, enfrentamos a Copa do Mundo, a vinda do Papa, a Rio+20. O Brasil está preparado para enfrentar o terrorismo, e, geralmente, se faz isso sem estardalhaço ? disse Dilma.

Mais cedo, em seu perfil oficial do Twitter, a presidente afastada disse que ?não seria espectadora? no evento, por se considerar ?protagonista? nos preparativos do Rio para os Jogos. A presidente afastada já informou que não vai à cerimônia de abertura do evento, no dia 5 de agosto.

Ao falar sobre os problemas nas instalações, Dilma destacou que isso ocorreu apenas na Vila dos Atletas:

? Não é possível pegar um ato muito grave que é a Vila dos Atletas. Foi responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, que fez uma parceria público-privada. Tem problema e tem que ser corrigido sim. É responsabilidade da prefeitura e dessas empresas. Queria destacar que tanto a Vila Olímpica (Parque Olímpico) como a Vila Deodoro (Complexo de Deodoro) estão em perfeitas condições.

Dilma reiterou que não participará da abertura dos Jogos.

? Participei desde o início do processo de trazer as Olimpíadas para o Brasil. Lula fez um trabalho para que o Brasil sediasse a Copa e as Olimpíadas. Minha participação foi absolutamente direta. Vai para o palanque oficial uma pessoa que não trabalhou. E não vou participar como espectadora de um ato da qual fui protagonista. Prefiro não ir e não criar nenhum constrangimento ? alfinetou Dilma.