Cotidiano

Dilma não compareceu à posse no STF por ?dificuldade de transporte?

BRASÍLIA – A ex-presidente Dilma Rousseff, afastada em definitivo do cargo há 12 dias, foi convidada para a posse de Carmen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), mas alegou “dificuldade de transporte” e não compareceu ao evento. A informação foi repassada ao GLOBO pelo advogado José Eduardo Cardozo, ex-ministro de Dilma e responsável pela defesa da petista no processo de impeachment no Senado.

? Ela foi convidada, mas está em Porto Alegre e não pode vir por dificuldade de transporte. Eu mesmo protocolei a justificativa no cerimonial do STF ? disse Cardozo.

O presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula se evitaram durante a cerimônia. Na entrada, Temer acompanhou Cármen, enquanto Lula estava na primeira fila de cadeiras vermelhas dispostas no plenário, junto com o ex-presidente José Sarney. Ao fim, Temer saiu enquanto Lula cumprimentava outras autoridades.

O ex-presidente é investigado em inquérito no STF, dentro do principal inquérito da Lava-Jato que apura formação de quadrilha. Lula também é investigado na primeira instância, em Curitiba, e já chegou a ser denunciado por obstrução da Justiça. Temer, por sua vez, foi citado na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado como suposto beneficiário de uma doação eleitoral irregular de R$ 10 milhões.