Cotidiano

Dilma fez avaliação?muito positiva? do primeiro de julgamento, diz Cardozo

BRASÍLIA – O advogado da presidente afastada Dilma Rousseff afirmou que conversou por telefone com ela e a avaliação feita foi de que o primeiro dia do julgamento foi muito positivo. Segundo ele, os que defendem o impeachment sofreram ontem um dos mais fortes golpes: a decisão do ministro Ricardo Lewandowski de declarar a suspeição da principal testemunha de acusação, o procurador junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo.

? Falei com ela (Dilma por telefone). A avaliação foi muito positiva. A suspeição do Júlio Marcelo é um dos golpes mais fortes neles, ele é o mentor da tese das pedaladas. Ao se reconhecer a suspeição, se coloca como suspeito todo o trabalho dele. Se soubesse, eu teria chamado os dois de ontem como testemunhas da defesa ? ironizou Cardozo.

Indagado se acreditava que a suspeição de Júlio Marcelo poderia modificar a tendência do plenário de aprovar o impeachment de Dilma ou ajudaria mais na judicialização do processo no Supremo e nas Cortes internacionais,Cardozo respondeu:

? Esse processo se faz para os juízes, mas também para a sociedade. Estamos mostrando que não há motivo. Está ficando feio. Ajuda muito com os senadores, com o Supremo e com as Cortes internacionais.

Cardozo minimizou o fato de a acusação estar anunciando que irá tentar impugnar todas as testemunhas de defesa:

? Tínhamos conversado, eu mesmo pedi para o Beluzzo virar informante, sem necessidade, num gesto de boa vontade. Parece que agora voltar atrás e querem impugnar todas as testemunhas. É absolutamente desnecessário.