Cotidiano

Dilma e Temer disputam Olimpíada no Twitter

dilma-temer.jpgBRASÍLIA ? A presidente afastada Dilma Rousseff e o presidente interino Michel Temer também disputam na Olimpíada. No Twitter, os dois presidentes comemoram medalhas, parabenizam atletas e enaltecem os Jogos. Na primeira semana da competição, Temer ganhou na velocidade e quantidade de mensagens, enquanto Dilma levou a melhor no engajamento do público.

Cinco horas antes da abertura da Olimpíada, a petista publicou que ficava “triste de não assistir à festa ao vivo e a cores”, mas garantiu que acompanharia a competição e torceria para o Brasil. Foi a mensagem dela sobre os Jogos que mais teve repercussão: 5,1 mil republicações e 9,2 mil curtidas. Também foi a senha de que, mesmo afastada, Dilma não abriria mão de comentar abertamente sobre a Olimpíada e surfar na popularidade do evento planejado e executado quase integralmente em seu governo.

DILMA OLÍMPICA 1

Dilma ilímpica 2

Com oito vezes menos seguidores no Twitter do que a presidente afastada, Temer – agora com a estrutura de comunicação digital do Planalto, enquanto Dilma tem somente uma pessoa para tocar suas mídias sociais – é mais rápido ao celebrar medalhas brasileiras e felicitar atletas. Além disso, publicou mais que o dobro de vezes do que Dilma.

Temer olímpico 1

Boa parte das publicações do interino foi feita em coberturas em tempo real no dia da abertura, recepcionando chefes de Estado e acompanhando a cerimônia no Maracanã. Ironicamente, foi o momento mais crítico da festa para Temer – o das vaias quando declarou abertos os Jogos após o “maravilhoso espetáculo” – que rendeu a ele o maior engajamento entre suas mensagens no Twitter: 838 retweets e 2,8 mil curtidas.

Seguida por 4,8 milhões de fãs no Twitter, a petista teve em média, na primeira semana dos Jogos em publicações sobre o evento, 840 republicações e 1,97 mil curtidas. Temer tem números bem mais modestos: 145 retweets e 465 curtidas. Desde que assumiu a interinidade, o peemedebista tem aumentado a participação em redes sociais, principalmente em vídeos.

A presidente afastada não respondeu a críticas ou momentos delicados da primeira semana. A função sobrou para Temer, que lamentou com uma mensagem tímida a morte do agente da Força Nacional Hélio Andrade, baleado na cabeça quando passava pelo Complexo da Maré.

A corrida virtual deve continuar até dia 21, quando a Olimpíada será encerrada. Na Paraolimpíada, contudo, ainda são incertas as condições de disputa: o impeachment já estará resolvido. Como o julgamento final começa em 25 de agosto, a expectativa é que o Senado defina se Dilma volta ao Planalto ainda no mesmo mês. A Paraolimpíada começa só uma semana depois, horas após o desfile de 7 de setembro.