Cotidiano

Dilma e Lula vão à despedida de Fidel Castro

63126502_Former Brazilian Presidents Dilma Rousseff and Luiz Inacio Lula da Silva attend a tribu (2).jpgSANTIAGO DE CUBA – O último evento público de homenagens póstumas a Fidel Castro começou exatamente às 19h (hora local). A Praça Antonio Maceo estava lotada para o evento que precede o depósito da urna com as cinzas do líder cubano, morto no dia 25 de novembro, aos 90 anos. Diversas personalidades do mundo estavam presentes no evento, incluindo os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ambos foram saudados pelo público com os gritos de ?Dilma e Lula, Santiago os saúda?. Os dois líderes foram uns dos poucos saudados pela população local, mas até o fechamento desta matéria não tinham discursado na cerimônia.

O evento em homenagem a Fidel Castro ocorre diante da Sierra Maestra, onde se iniciou a Revolução Cubana. Diferente da cerimônia de terça-feira passada em Havana, a população presente em Santiago de Cuba se mostrou mais engajada ao cantar o Hino Nacional, ao gritar o nome do líder morto e enas demonstrações de afeto a Fidel. Ao contrário do ocorrido na capital cubana, onde havia certa apatia e as pessoas usavam adesivos fornecidos pelo governo.

O funeral de Fidel Castro em Santiago de Cuba é emblemático. A cidade é berço da Revolução soicialista de 1959 e é considerada um berço de rebeldes, tendo a aculnha de ?cidade de heróis?. As cinzas de Fidel Castro serão depositadas ao lado do mausoléu de José Martí, herói da independência cubana, em cerimônia marcada para 7h (hora local) de domingo.