Cotidiano

Dilma diz que impeachment foi golpe parlamentar e misógino

Dilma Time.jpgRIO – Em entrevista à revista ?Time? desta semana, a presidente afastada Dilma Rousseff disse que está sendo julgada por um não-crime e que tem a convicção de que conseguirá voltar ao cargo, conquistando os votos necessários no Senado. A petista disse aunda que o que está ocorrendo no país é um golpe parlamentar.

– Estou sendo julgada por um não-crime. O que está acontecendo (no Brasil) não é um golpe militar, mas é um golpe parlamentar. É um golpe de um processo que está afetando as instituições, corroendo-as por dentro, contaminando-as. Então, eu acredito que essa luta requer uma arma. Nós vivemos em uma democracia e respeitamos a democracia. A arma nesta luta é o debate, explicação e diálogo.

Questionada se o impeachment foi um processo sexista, Dilma responde que ele foi, na verdade, misógino.

– O fato de que uma mulher ter se tornado a primeira presidente da República dá origem a uma avaliação de mulheres que é muito comum, muito estereotipada. Por um lado, as mulheres são histéricas e, quando elas não são histéricas, são insensíveis, frias e sem coração. Eu fui pintada como uma pessoa fria, dura e insensível em um lado. E, por outro lado, fui pintada como uma pessoa histérica.