Cotidiano

Dilma diz que comentário de Gilmar Mendes foi inadequado

61266851_Brazil%27s ousted President Dilma Rousseff listens to a reporter%27s question during a press co.jpgBRASÍLIA – A ex-presidente Dilma Rousseff reagiu nesta terça-feira às declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que em palestra nos Estados Unidos, ontem, disse que a campanha da petista à reeleição pode ter custado R$ 1,3 bilhão, quase quatro vezes mais do que o declarado à Justiça Eleitoral.

TSE contas

Em nota em seu site, Dilma reafirma que a campanha custou R$ 330 milhões e que a prestação de contas foi aprovada pelo TSE. Segundo a petista, a conduta do magistrado é “inadequada”.

“As cifras citadas pelo ministro Gilmar Mendes não têm o menor amparo nos fatos. Aliás, é espantoso que um ministro da mais alta corte eleitoral do país trate de questões processuais relativas à campanha presidencial fora dos autos. Mais ainda que seja em um evento no exterior. É uma conduta inadequada a um magistrado”, diz Dilma na nota.

Ela afirma que a Constituição veda que que magistrados façam manifestações políticas, por significaram violação à imparcialidade do processo legal. Para Dilma, Gilmar deveria se abster de fazer “prejulgamentos e de externá-los, como determina a lei”.

“Vimemos tempos sombrios que turvam o Estado Democrático de Direito no Brasil”, escreve Dilma, encerrando o texto.