Cotidiano

Dilma desocupará o Palácio da Alvorada na próxima terça

BRASÍLIA – A ex-presidente Dilma Rousseff decidiu que irá voltar para Porto Alegre na próxima terça-feira, véspera do feriado da Independência, e no mesmo dia que o presidente Michel Temer volta da China. Segundo um aliado, Dilma não cogita prosseguir na carreira política e “não quer nem ouvir falar em se candidatar” a qualquer cargo, no momento.

A ex-presidente começou ontem a providenciar os detalhes de sua mudança e hoje começou cedo a catalogar todos os presentes que recebeu, como presidente. A orientação que recebeu é que só pode se apropriar de presentes dados fora de eventos oficiais. Tudo o que recebeu durante uma cerimônia oficial é considerado um presente para o Estado, e não para o chefe de Estado, pessoalmente. As ex-ministras Tereza Campelo e Eleonora Menicucci estão ajudando Dilma nessa tarefa.

Entre os presentes, há um urso de dois metros de altura que ganhou do governo alemão e queria doar para uma creche, mas como foi entregue em um evento oficial, a petista não terá esse direito. A ex-presidente ainda não decidiu se vai morar na capital gaúcha, onde tem um apartamento e lá contará com o apoio da família, ou se ocupará um apartamento da mãe no Rio.

Na tarde desta sexta-feira Dilma concederá entrevista a agências de notícia internacionais.