Cotidiano

Dilma critica teto de gastos proposto por governo Temer

SÃO BERNARDO. A presidente afastada, Dilma Rousseff, criticou nesta segunda-feira o projeto do presidente interino, Michel Temer, que limita o aumento do gasto do governo federal à inflação por dez anos. A petista participou de ato organizado por associação de professores na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e chegou a ouvir críticas a sua gestão de um integrante da mesa do evento.

Para Dilma, o teto de gasto vai fazer com que as despesas per capta caiam na educação e da saúde por causa da elevação anual do número de atendidos do sistema público em cada área.

– A cada ano entram novas pessoas demandando educação e saúde. Se você congela o gasto pela inflação, você está reduzindo o gasto per capta. O que eles chamam de teto é na verdade uma diminuição per capta do gasto com educação no Brasil.

A presidente afastada ainda disse que “o golpe” do qual se diz vítima no Brasil é diferente da tentativa de derrubada do governo da Turquia na última sexta-feira.

– A Turquia sofreu um golpe tipicamente militar. Lá, você tem a tentativa de tirar o governo. Aqui nós temos um golpe parlamentar, que alguns chamam de golpe frio. Se você imaginar que num golpe militar você tem um machado atacando a árvore da democracia, no golpe parlamentar, você tem um parasita atacando essa árvore.

Antes do discurso de Dilma, Fábio Luis Barbosa dos Santos, da Associação dos Docentes da Unifesp, criticou o governo petista por causa da falta de verbas para as universidades públicas e pela forma como lidou com as greves de docentes.

– As ações fizeram com que “pátria educadora” se transformasse em um slogan vazio – acusou o representante dos docentes.