Cotidiano

Dilma baixa decreto que restringe indicação política na Conab

201605101841108714 (1).jpgBRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff baixou decreto nesta quarta-feira que restringe indicações políticas em cargos de direção na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um órgão controlado por líderes políticos. O decreto estabelece requisitos mínimos para a escolha de presidente e os quatro diretores. Agora, para ocupar esses cargos, o indicado terá que ter experiência mínima de quatro anos em funções como cargo gerencial em empresa de grande porte, ou ter sido gerente em algum cargo da Conab, ou cargo em comissão ou função de confiança equivalente a DAS 4, que são de alta relevância.

Impeachment no Senado ? 11/05

Todos indicados para presidente e diretores precisarão ainda ter curso superior completo. A Conab, nos últimos anos, está entregue às ingerências políticas. O deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que foi o relator do processo de impeachment de Dilma, na Câmara, indicou os últimos presidentes do órgão.

Também estão vetados para esses cargos os condenados por sonegação fiscal, prevaricação e corrupção, entre outros crimes, os sócios, cônjuges e companheiros até terceiro grau de outro integrante do órgão. E ainda os que tenham causado dano ainda não reparado a órgão público.