Cotidiano

Dilma agradece aos três milhões de seguidores do Facebook

BRASÍLIA – A presidente afastada Dilma Rousseff agradeceu aos três milhões de seguidores de sua página no Facebook sinalizando que deverá responder a perguntas de internautas e defender-se com mais frequência. Nestas quarta e quinta-feira, Dilma usou a interação para atacar dois calcanhares de Aquiles da gestão Temer: programas sociais e Cultura.

Em curto vídeo feito no Palácio da Alvorada, Dilma disse que sua conta no Facebook é “mais importante do que nunca” para “responder” os fãs. Ela também ressaltou que utilizará com mais frequência o espaço para divulgar “informações” – que devem incluir sua defesa política e jurídica para que volte à Presidência.

“Mais do que nunca, este é um espaço muito importante para que vocês aqui tenham acesso a informações, ao nosso posicionamento crítico e também para que a gente possa dialogar, respondendo a questões que vocês nos colocam”, afirmou.

Por dois dias seguidos, a presidente afastada lançou mão de uma ferramenta recorrente em sua campanha à reeleição, em 2014: o “Face to Face”, um modelo de interação no Facebook em que Dilma escolhe entre centenas de perguntas de internautas e responde na mesma hora.

Nesta quarta-feira, a presidente afastada e Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social, trataram de políticas sociais. Elas disseram que a gestão Temer pode tirar 36 milhões de beneficiários do Bolsa Família “numa canetada só”, e que “a cada 30 minutos, 22 crianças deixariam de frequentar a escola”.

Já nesta quinta-feira, Dilma e Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, disseram a internautas que as mulheres “não querem ser tratadas como um fetiche decorativo”, em ataque à gestão interina de Michel Temer, cujo desenho ministerial não previa mulheres na chefia. Eles disseram também que o governo “provisório” quer “voltar ao passado autoritário” ao extinguir o Ministério da Cultura e realocá-lo na pasta da Educação.

A falta de ministras, a extinção da Cultura e o corte em programas sociais têm sido os calcanhares de Aquiles de Temer até agora. Em dois dias no Facebook, a presidente afastada explorou todos.