Cotidiano

Diferenciais transformam imóvel em alto padrão

Ao procurar um lugar para morar, normalmente já se sabe o número de quartos desejados, metragem mínima e localização ideal. Mas, na hora de conhecer os imóveis ? e o ambiente em que estão ?, são os detalhes internos e externos que fazem a diferença na decisão de compra. Vista, entorno, infraestrutura e benefícios a que se terá acesso são alguns deles.

? A área comum e os serviços valorizam o imóvel. Um paisagismo bem feito e um salão de festas bem decorado já mostram o cuidado em receber bem, mesmo que nem se conheça o apartamento ? explica Marcelo Parreira, gerente de incorporação da RJZ Cyrela, uma das construtoras reconhecidas pelo público por sua preocupação com o acabamento.

O Riserva Golf, na Barra da Tijuca, traduz bem esse conceito. A entrada no local, tanto de condôminos como de visitantes, foi pensada nos detalhes. De carro ou a pé, eles chegarão aos prédios por um espaço diferenciado: um pé direito alto que vai do subsolo ao térreo, em uma área de circulação arejada, clara e agradável.

Outros detalhes também foram pensados minuciosamente. Todos os apartamentos (que tem metragens de 266 a 648 m²) têm a vista livre, ou seja, não há outro prédio obstruindo a paisagem de nenhuma das unidades.

? Veem-se o mar, a areia, a vegetação, a lagoa e o campo de golfe ?lista Parreira.

Para não atrapalhar a visão de forma alguma, o projeto arquitetônico dos apartamentos traz esquadrias da sala para a varanda que vão do chão ao teto (sem travessa horizontal) e guarda-corpo da varanda feito apenas de vidro. Nas suítes, a porta e o guarda-corpo em vidro criam um ambiente de varanda e também proporcionam uma vista exuberante da natureza.

Serviços classe A

No que diz respeito ao atendimento aos moradores, o condomínio oferece serviços pay-per-use (cobrados individualmente, de acordo com a utilização) para deixar todos livres de preocupações. A administração coordena a indicação de profissionais para pequenos reparos nas unidades e para serviços auxiliares de arrumação e limpeza (como a limpeza de vidros e esquadrias, por exemplo). Há, ainda, o night driver, motorista que pode levar e buscar os moradores em compromissos noturnos.

E como o empreendimento fica em frente ao futuro campo de golfe olímpico, ele conta com serviços dedicados ao esporte. Três carrinhos de golfe transportarão os moradores até o campo. Além disso, haverá serviço de limpeza e manutenção de tacos e demais equipamentos de golfe. Se vier um período de chuvas ou o condômino não quiser se deslocar entre os 18 buracos de competição, poderá ser usado um simulador indoor do esporte na sala de jogos.

Pré-certificação sustentável

Um diferencial inovador é a preocupação com sustentabilidade: o Riserva Golf é o primeiro residencial do Brasil a receber a pré-certificação do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um reconhecimento da implantação de estratégias ambientais e de eficiência energética. Iluminação gerada por placas fotovoltáicas, telhados verdes para reduzir a emissão de calor, captação e reuso de água da chuva e uso exclusivo de madeira certificada são algumas de suas iniciativas. E até o paisagismo projetado para o ambiente externo levou o tema em consideração.

? É exuberante e sustentável, porque é local. O [paisagista] Benedito Abbud usou muita vegetação de restinga, que é da região, então são plantas que não precisam se adaptar, pois já pertencem a região – conta Parreira.

Além de morar em um ambiente com uma preocupação ecológica, Como se percebe, todos os detalhes foram pensados para o bem-estar dos moradores e a valorização dos imóveis.

? Construir condomínios é mais do que levantar paredes e projetar áreas externas. Existe um trabalho artesanal na construção civil, e nós da RJZ Cyrela prezamos muito por ele ? finaliza Parreira.