Cotidiano

Diferenças no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco

A maioria dos palestrantes estrangeiros do Seminário Trinacional sobre Família Acolhedora já está em Foz do Iguaçu

O 1º Seminário Trinacional de Convivência Familiar e Comunitária começa amanhã (10), às 19h, na Sala de Eventos do Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu. Todos os palestrantes italianos e uma palestrante espanhola que participarão do evento estão na cidade e integraram, ontem (8), uma roda de conversa sobre as diferenças entre as ações de acolhimento no Brasil e na Itália. São médicos, assistentes sociais, voluntários… A juíza da Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu, Dra. Luciana Assad Luppi Ballalai, a juíza do Tribunal dos Menores da Catânia (Itália), Dra. Maria Francesca Pricoco e representantes da Associação Fraternidade Aliança – AFA mediaram os debates.

“No Brasil, não há Lei Federal específica sobre acolhimento familiar, só uma referência num dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma das possibilidades é que esse Seminário proponha isso,” destacou a juíza. Na Itália, onde esse modelo de acolhimento em que a criança fica numa família acolhedora em vez de ir para um abrigo existe há décadas, a legislação é mais específica e avançada.

As autoridades italianas se surpreenderam positivamente com a existência e com o modo de atuação do Conselho Tutelar; debateram sobre a quantidade de crianças e adolescentes na fila de adoção, no Brasil, e trataram das diferenças culturais entre italianos e brasileiros quando se fala em modo de criação dos filhos. Esses temas serão detalhados durante as palestras previstas para o Seminário Trinacional.

Serviço:

I SEMINÁRIO TRINACIONAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

DATA: 10 a 12 de maio de 2017 (de quarta-feira a sexta-feira)

SOLENIDADE DE ABERTURA: 10 de maio (quarta-feira), 19h

– Considerações do Ministro da Infância e Adolescência do Paraguai, Ricardo González Borgne

– Palestra com Niusarete Margarida de Lima – Coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento e Diretora Substituta do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA)

LOCAL: Sala de Eventos / Cataratas JL Shopping (Piso L2)