Cotidiano

Dieta ocidental pode agravar disfunção cerebral que leva à obesidade

RIO — Pesquisadores da Universidade Macquarie, em Sidney, na Austrália, demonstraram que a obesidade pode ser causada por uma doença no cérebro, que provoca deterioração progressiva de processos cognitivos que influenciam a vontade de comer. E essa disfunção é agravada pelos hábitos alimentares ocidentais.

De acordo com o estudo, apresentado esta semana no encontro anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo, a habilidade de bloquear memórias que não são mais úteis, conhecida como inibição latente, depende de uma área do cérebro chamada hipocampo, e está ligada ao excesso na alimentação.

Normalmente, as memórias relacionadas à alimentação devem estar ativas durante a fome, mas inibidas na saciedade. Estudos anteriores em animais mostraram que as dietas ocidentais, ricas em gorduras e açúcares, prejudica a capacidade de inibição da memória pelo hipocampo, fazendo com que o cérebro continue pensando em comida. Agora, os pesquisadores demonstraram que o mesmo processo ocorre em humanos.

Os participantes da pesquisa passaram por testes de aprendizado e memória que depende do hipocampo e quantificaram sua vontade de comida após almoço completo. Os acostumados com a dieta ocidental foram mais lentos no aprendizado e piores nos testes de memória que as pessoas habituadas a uma dieta saudável. E o mais importante, eles demonstraram menor redução na vontade de comer em saciedade em comparação a quando estavam com fome.

— Apesar de estarem satisfeitos, eles ainda queriam comer alimentos doces e gordurosos — disse Tuki Attuquayefio, líder da pesquisa. — O que foi ainda mais interessante foi que esse efeito estava fortemente relacionado à performance nas tarefas de aprendizado e memória, o que sugere uma ligação entre os dois pelo hipocampo.

Para os pesquisadores, assim como entre os animais, as pessoas que consomem dietas ricas em gorduras e açúcares têm desempenho pior nos testes de aprendizado e memória por causa do impacto da dieta no hipocampo. Dessa forma, a incapacidade de inibir as memórias ligadas à alimentação mesmo em saciedade pode explicar o desejo permanente por comida. E o comprometimento desta função cognitiva prejudica a regulação da alimentação e abre caminho para a obesidade.