Cotidiano

Dicas para evitar gripes e resfriados

É só o termômetro baixar para começar os espirros, coriza, congestão nasal, tosse e uma lista de outros incômodos típicos das terríveis gripes e resfriados. Para escapar dessa “fria”, o segredo é reforçar os cuidados com o nariz nesta época do ano e seguir dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças de inverno.

"As temperaturas mais baixas propiciam aglomerações em ambientes fechados, aumentando as chances de contágio", explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

De acordo com a médica, medidas como limpeza e hidratação nasal, além de assepsia, alimentação adequada e imunizações em dia são os segredos para blindar a saúde contra as doenças dessa época. Confira as dicas:

1 – Limpe o nariz diariamente

Assim como escovar os dentes, o cuidado de limpar o nariz deve ser diário. Mesmo fora do inverno e dos momentos de crise, o hábito ajuda na prevenção de gripes, resfriados e alergias. Para isso, aposte em soluções salinas 0,9%, disponíveis nas versões spray e jato contínuo. "Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados. Durante os episódios infecciosos, o uso pode ser intensificado", afirma Maura.

2 – Hidratar é importante

No inverno, o ar fica mais seco, interferindo nos mecanismos de defesa do nariz. "A mucosa nasal é revestida por cílios microscópicos, responsáveis por remover impurezas que inalamos diariamente. Com o ressecamento, esse sistema pode ser prejudicado, nos deixando mais vulneráveis a doenças respiratórias", explica a especialista. Para evitar a desidratação e fechar o ciclo da saúde nasal, aposte em um gel hidratante apropriado para o nariz sempre que houver sensação de ressecamento.

3- Aposte no álcool gel

O friozinho aumenta as aglomerações de pessoas em locais fechados, possibilitando a proliferação de doenças respiratórias. "Além disso, a circulação de vírus causadores de gripes e resfriados aumenta nessa época do ano", pontua Maura. Para se proteger nesses momentos, carregue o álcool gel para a assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las.

4 – Imunizações em dia

Além de todas as medidas de assepsia, é importante manter as imunizações atualizadas, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente. Ela está disponível nas versões trivalente e quadrivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 Singapore, influenza B e linhagem Victoria, além de influenza B Yamagata (no caso da quadrivalente).

5 – De olho na alimentação

No inverno o apetite aumenta e, muitas vezes, descuidamos do que colocamos no prato. Para manter a saúde blindada, mantenha uma dieta balanceada e invista em alimentos como cereais integrais, castanha-do-pará, soja, carnes, linhaça e peixes como salmão, atum e sardinha, que são ricos em nutrientes que ajudam no fortalecimento da imunidade.

6 – Beba água

O tempo frio pode reduzir a sede, mas, para manter a saúde em dia, é importante garantir a hidratação adequada mesmo durante o inverno. A ingestão de pelo menos dois litros diários de água ajuda a manter a secreção nasal mais fluida, auxiliando na prevenção de infecções comuns desta época do ano.