Variedades

Dicas para escolher máquina de corte a plasma

Separamos algumas dicas para você escolher o equipamento que melhor se encaixa conforme sua utilização

Dicas para escolher máquina de corte a plasma

A máquina de corte a plasma é um equipamento potente e um dos mais utilizados para corte de metais, entretanto, é preciso conhecer o equipamento e suas características para que alcance 100% de qualidade em qualquer procedimento de corte a plasma.

Para te ajudar a contar com todas as vantagens que uma cortadora de plasma pode proporcionar, separamos algumas dicas para você escolher o equipamento que melhor se encaixa conforme sua utilização.

Tamanho do material a ser cortado

O tamanho da chapa que será ou costuma ser cortada será um grande referencial de qual modelo de máquina de solda e de corte a plasma escolher. Cada modelo de máquina é projetado para abranger uma série de diferentes tamanhos de chapas, mas se você for além de um determinado ponto, será forçado a optar por um modelo de máquina maior.

Isso também vale para peças menores, ou seja, economicamente não será nada vantajoso investir em um cortador de plasma que utiliza mais consumíveis plasma por seu tamanho ser maior, mas não era o que precisava. Atente-se a este ponto!

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a quantidade de chapas também deve ser relevante para escolha da máquina. Na maioria das máquinas de corte a plasma é possível cortar somente uma chapa por vez, mas os modelos mais atuais e tecnológicos permitem que sejam cortadas mais chapas – sendo uma ótima opção para quem trabalha com grandes quantidades de corte.

Área de atuação para uso da máquina de corte a plasma

O segmento da sua empresa e a área de atuação também devem ser levadas em consideração quando for comprar máquina cortadora de plasma. Para oficinas menores e que trabalham com números menores de corte a plasma nas peças, a mesa de corte é grande o bastante para uma única chapa de cada vez – provavelmente atenderá suas expectativas.

Para empresas que visam aumentar a eficiência da máquina sendo capaz de carregar e descarregar enquanto a máquina está cortando, o ideal é adquirir mais de uma mesa para corte a plasma.

Ferramentas e consumíveis plasma

Quais tipos de ferramentas e quantidade de consumíveis plasma precisa durante o processo de corte de plasma? A resposta para essa pergunta pode te ajudar na escolha da máquina. Quanto mais ferramentas e consumíveis você necessita, mais larga a máquina fica, maior o investimento.

Em conjunto com a observação do tamanho da chapa a ser cortada e a quantidade, você consegue perceber a necessidade de uma ou duas tochas plasma, por exemplo.

Tenha muita atenção se realmente será necessário a utilização dessas ferramentas. Se você começar a adicionar mais ferramentas, como uma 2ª estação de plasma, uma ferramenta de marcação e mais maçaricos de oxicorte, etc., a máquina poderá rapidamente ficar muito grande.

****Conteúdo publicitário