Cotidiano

Dicas e Informações para Evitar Imprevistos em Viagens (Você vai querer saber!)

Dicas e Informações para Evitar Imprevistos em Viagens (Você vai querer saber!)

O uso de máscaras acaba de ser liberado em diversos Estados e a redução dos casos e óbitos por causa da Covid tem sido um alívio para toda a sociedade, fazendo com que velhos planos possam, finalmente, começar a ganhar forma novamente.

Cerimônias e festas de casamento que foram adiadas e viagens muito planejadas que precisaram ser suspensas voltaram a ser programadas e devem aquecer a economia e os corações de muita gente, mas antes de começar a procurar os pacotes 2022 e embarcar em uma viagem libertadora, há algumas dicas que você pode gostar de receber, principalmente se planeja viajar com crianças.

Confira abaixo:

Autorizações para Viajar

Segundo Jean Bernardo, fundador do portal Quantos Anos, crianças com menos de 5 anos não podem viajar sozinhas em nenhuma hipótese, e também não podem estar acompanhadas por qualquer pessoa. É necessário ser parente de até terceiro grau ou responsável legal, então se você pretende levar um enteado ou afilhado para viajar com você, talvez precise rever alguns planos. Algumas companhias, inclusive, estendem essa regra até a idade de 8 anos.

Crianças que têm idade superior a 5 (ou 8) anos podem viajar, também, com pessoas sem vínculo familiar, mesmo que não sejam seus representantes legais, desde que tenham uma autorização emitida pela Vara da Infância e Juventude, assinada pelos pais do menor.

Adolescentes com mais de 16 anos já podem embarcar sozinhos e não precisam da autorização dos pais ou responsáveis.

Conforto na Viagem

Quem nunca viajou de avião pode pensar que essa será uma das experiências mais glamorosas da sua vida, e antes mesmo de fazer as malas, começar a pensar em todas as selfies e vídeos que fará do aeroporto e de dentro da aeronave.

O que muita gente não sabe é que a escolha da roupa da viagem pode ser o princípio de uma grande dor de cabeça para os inexperientes em voos.

O aeroporto, e principalmente o avião, são péssimos lugares para desfilar aquele look de salto alto, vestido e bolsa Louis Vuitton.

Isso porque voos podem atrasar (coisa que acontece corriqueiramente), filas de embarque podem ser bem longas e o próprio aeroporto pode ser bem grande, tornando o salto (ou qualquer calçado desconfortável) um verdadeiro pesadelo para as mulheres.

Para piorar, o espaço entre as poltronas do avião torna impossível esticar as pernas e, nesse caso, o salto faz com que as pernas fiquem ainda mais encolhidas, diminuindo, ainda mais, o conforto durante a viagem.

A ideia de usar vestido ou saia pode ser um problemão se o voo atrasar.

Enquanto muita gente vai dormir em cima da mochila, quem não estiver vestido de forma confortável, não terá muitas opções sobre como se sentar ou até mesmo deitar, se a espera for muito longa.

Itens caros como óculos e bolsas de grife também podem ser uma escolha arriscada, pois embora muita gente nem faça ideia, o aeroporto é um lugar muito visado por criminosos, sendo, inclusive, local escolhido para ação de quadrilhas internacionais, com estratégias meticulosas para realizar furtos, na primeira oportunidade.

Como os passageiros, em muitos casos, vão preferir embarcar a perder o vôo para fazer o registro da ocorrência, muitos desses crimes ficam impunes, aumentando ainda mais a frequência com que esses criminosos atuam.

Proteção Contra o Tédio

Ninguém viaja planejando pegar chuva, ficar gripado ou ter qualquer problema que faça com que alguns passeios precisem ser trocados por um, dois ou mais dias trancados no hotel.

Quem fez a escolha por um hotel de alto padrão, certamente terá muito conforto no quarto, com ar-condicionado, wi-fi, telefone, frigobar e, em alguns casos, banheira.

Mas quem faz uma viagem mais econômica, pode encontrar um quarto com ventilador, wi-fi, televisão com canais abertos e nada mais.

Nesse caso, ficar no quarto pode ser bastante frustrante.

Para garantir que nada vai atrapalhar sua viagem, vale a pena levar algumas proteções contra o tédio, como:

  •         Um ou mais livros;
  •         Baralho ou jogo de tabuleiro;
  •         Notebook, Ipad ou um Smartphone com bateria duradoura e boa qualidade de tela; e
  •         Chromecast ou aparelho de Tv Box portátil (daqueles que transformam a tv em smart, como o Btv B11).

Por mais que possa parecer exagerado, esses itens podem acabar salvando sua viagem.

Considerações Finais

Uma viagem é sempre algo especial e marcante, porém não se pode negar que o planejamento dessa mudança de ares pode ser bem estressante e deixar as pessoas um tanto ansiosas.

Pensar em tudo que pode dar errado é uma forma de evitar que as coisas realmente aconteçam de forma imprevista, e que caso algo não saia como o viajante gostaria que fosse, pelo menos haverá um plano B, para diminuir qualquer desconforto.

Redação por: Bruna Bozano.