Cotidiano

?Dias complicados virão?, diz Yoani Sánchez sobre morte de Fidel

2013022543563.jpg

HAVANA ? A jornalista cubana Yoani Sánchez, que se tornou internacionalmente conhecida por criticar o regime castrista no seu blog Generación Y, relatou o silêncio da madrugada em Havana após o anúncio da morte do ex-presidente Fidel Castro. Pelo Twitter, Yoani comentou o significado da perda do líder para o povo cubano e as dúvidas sobre o futuro da ilha.

?Morre Fidel Castro e seu irmão Raúl anuncia em televisão nacional?, escreveu ela, às 22h23 de sexta-feira, pelo horário local. ?O silêncio se espalha, é madrugada, mas o medo é palpável no ar. Dias complicados virão…?

Ao longo da madrugada, Yoani usou o Twitter para dizer ao mundo o que acontecia na capital cubana. Logo após o anúncio da morte, a televisão estatal deu início a uma programação especial, com documentários e citações constantes a Fidel. Nas ruas de Havana, o silêncio, com a Praça da Revolução completamente deserta e escura. Mas ?luzes no Ministério das Forças Armadas revelam atividade incomum na madrugada?.

Segundo a jornalista, as primeiras sensações captadas por ela foram de ?indiferença?.

?Tantos rumores sobre sua morte que a gente se acostumou. Alguns o enterraram em vida?, disse Yoani. ?A história dirá a última palavra, mas meus netos não escutarão seus discursos intermináveis?.

Crítica ferrenha do sistema, Yoani destacou que o legado de Fidel para Cuba é ?um país em ruína, uma nação onde os jovens não querem viver?.

?Pôde controlar um país até o mínimo detalhe, mas não pôde mudar o curso do tempo, o inevitável fim da vida?, disse Yoani. ?Termina a vida, começa a crença. Os seguidores de Fidel Castro se preparam para sua ?canonização? histórica?.