Cotidiano

Diagnóstico precoce de câncer de pulmão dá 73% de chances de sobrevivência

LONDRES – Pacientes com alto risco de desenvolver câncer de pulmão têm chance de sobrevivência de 73% quando diagnosticados precocemente. A conclusão é de um rastreio para a doença recém-concluída no Reino Unido (UKLS, na sigla em inglês), conduzida por especialistas da Universidade de Liverpool em parceria com os hospitais Liverpool Heart & Chest Hospital, Papworth e Royal Brompton & Harefield Hospital.

O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo e, em geral, é detectado em estágio avançado. O UKLS é um estudo randômico controlado de rastreio para câncer de pulmão versus tratamento comum em 4.055 indivíduos, usando como base um questionário para identificar os indivíduos em alto risco de desenvolver a doença. O rastreio usou um procedimento que usa equipamento especial de raios-X para criar imagens detalhadas de áreas no interior do corpo, chamado de tomografia computadorizada de baixa dose (LDCT, na sigla em inglês).

Análises econômicas também sugerem que a intervenção de rastreio pode ser rentável, desde que confirmado por dados sobre a redução da mortalidade por câncer de pulmão.

? Se pudéssemos detectar câncer de pulmão através de rastreio de indivíduos de alto risco, isso teria um grande impacto sobre o diagnóstico de câncer de pulmão em estágio mais precoce da doença e melhoraria as taxas de sobrevivência das pessoas afetadas ? disse o professor de oncologia molecular John Field, pesquisador-chefe do UKLS.