Cotidiano

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 75%

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, lembra que se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 75%

CascavelNo Dia Mundial de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, lembrado ontem, a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) de Cascavel, apresentou resultados do programa que preveem o diagnóstico precoce da doença e consequentemente, o aumento das chances de cura.

Conforme a coordenadora do programa, a médica Carmem Fiori, o câncer infanto-juvenil representa a segunda maior taxa de mortes na faixa de cinco a 19 anos. A maioria dos casos diagnosticados em crianças e adolescentes é a leucemia, que apresenta sintomas como anemia, palidez, febre persistente, aumento da barriga e aparecimento de caroços no pescoço, virilha e axilas. “O problema é que às vezes os pais confundem esses sinais com outras doenças, como caxumba. E é isso que precisamos mudar, para despertar este alerta e tratar o mais rápido possível”, relata Carmem.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, lembra que se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 75%. O índice demonstra o avanço do programa na região, que superou a média nacional de 60%. “Antes, poucas crianças eram atendidas ou acabavam falecendo sem mesmo ter acesso ao tratamento. Hoje, graças ao programa, temos ótimos resultados”, afirma.

Cursos

Para que o diagnóstico ocorra, cursos são ministrados todos os anos na região Oeste a fim de preparar os profissionais da saúde para auxiliar neste processo. Desde 2008, quando um projeto piloto foi implantado na Uopeccan, 1.663 profissionais foram capacitados. A expectativa é que até julho o número chegue a dois mil. “O hospital, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, faz essa capacitação nos municípios do Paraná para suspeição do câncer em crianças e adolescentes. O programa já passou por 27 cidades da região e por ano 400 profissionais passam por este trabalho”, explica a coordenadora.