Política

Diagnóstico para melhorar a Cultura

O desafio da Secretaria de Cultura e Esporte é concluir um diagnóstico até o fim deste mês para então, iniciar o processo de melhorias em espaços que integram essas duas áreas. A Casa da Cultura Norte é um deles e já foi visitada pelo secretário Walter Parcianello.

Na região do Jardim Colonial haverá construção de um Complexo Esportivo e Cultural. “Recursos estão previstos pelo governo federal, entretanto, há necessidade de concluir projetos e para isso parcerias com universidades serão buscadas”, afirma Parcianello.

A intenção é de que a obra seja iniciada no segundo semestre. O Centro Cultural também deve receber obras, que inclusive ampliarão os museus, além do polêmico Teatro Municipal.

O secretário de Cultura e Esporte também acompanha o desenvolvimento de CCIs (Centros de Convivência Intergeracional) do Cascavel Velho e Morumbi. “A parte da cultura nesses espaços está avançada, mas é importante que o projeto seja executado dentro de todas as necessidades, para que depois a obra não precise ser refeita”, explica.

A intenção de melhorar espaços culturais e esportivos foi destacada pelo secretário durante a última reunião do Conselho Municipal de Cultura. “Estamos verificando a situação dos espaços, desde a parte legal, até as estruturas para definirmos se há necessidade de revitalização, reformas e consertos”, detalha o secretário.

Urgência

O presidente do Conselho Municipal da Cultura, Cleiton Costa, afirma que a prioridade do município deve ser com o Centro Cultural. “Seria importante garantir melhorias no Teatro Coliseu, para depois, enquanto o Teatro Municipal passar por reformas, termos condições de receber espetáculos”.