Cotidiano

Diagnóstico de câncer de mama no Rio descumpre lei, diz estudo

2015_853586833-1558gico_008_680_-1-.jpg_20150928.jpg

RIO- Uma pesquisa inédita sobre pacientes com câncer de mama no estado do Rio revelou que o diagnóstico da doença pode demorar, em média, nove meses. O tempo é muito superior ao previsto em lei, que determina um prazo de 60 dias. O estudo foi feito pelo Datafolha a pedido da Fundação Laço Rosa. câncer

O relatório levou em consideração as repostas de 240 mulheres em fase de diagnóstico ou tratamento da doença que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Além da demora em identificar o câncer, a pesquisa também mostrou que 19% dos pacientes precisavam recorrer a plano de saúde ou exames particulares para complementação de exames cobertos pelo SUS.

Segundo as entrevistadas, em alguns casos não há cobertura pela rede pública ou a espera pelo atendimento e pela marcação de exames é muito grande. As estatísticas mostram que 50% das entrevistas levaram cerca de um mês para marcar a consulta.

Na busca pelo diagnóstico e depois pelo tratamento, o estudo indica que 77% das pacientes passam em média pelo atendimento de três a quatro médicos e não por somento um profissional que conduza todo o caso do início ao fim.

Outro dado interessante revela a importância do autoexame das mamas para identificar a doença. Cerca de 57% das pacientes foram investigar a doença porque suspeitaram de algo errado enquanto apalpavam os seios.

Por fim, as pacientes apontam ainda o que, para elas, foram os dois momentos mais difíceis da doença: quando o diagnóstico é recebido e a queda dos cabelos.