Cotidiano

Dia Internacional do Ioga é celebrado por milhões de pessoas

201606210736298838_AP.jpg RIO- Milhões de pessoas ao redor do mundo estão movimento seus corpos, muitas delas criando complexas posições, para celebrar o Dia Internacional do Ioga, nesta terça-feira. A data está sendo comemorada inclusive por autoridades. O primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, se juntou a cerca de 30 mil pessoas na cidade de Chandigarh para uma sessão em massa da prática que envolve exercício físico e meditação.

yoga

Antes de começar, Modi pediu que todos os indianos tornem o yoga como parte de suas vidas, dizendo que a prática, que teve início na Índia Antiga e se espalhou pelo planeta, não diferencia ricos e pobres, e é acessível para todos, não importa a faixa etária ou a crença religiosa.

“Com orçamento zero, yoga proporciona uma garantia saúde e não faz distinção entre ricos ou pobres”, disse Modi aos participantes do evento.

O Dia Internacional do Yoga foi “decretado” pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014. Os representantes dos governos ali presentes voltaram quase que unanimemente pela escolha da data, que também marca o início do verão no Hemisfério Norte.

201606210617338762_AP.jpg

Sessões similares de yoga aconteceram em vilas e cidades por toda a Índia. Em Nova Délhi, centenas de milhares se reuniram para fazer yoga, em sessões organizadas pelo governo em parques e na praça central.

Em Nova York, várias posições de yoga foram projetadas em uma parede do edifício sede da ONU para destacar que a prática pode ajudar a organização a alcançar metas sustentáveis.

201606210528398734_AP.jpg Milhares de pessoas também se reuniram na Times Square na segunda-feira para celebrar a chegada do solstício de verão. Aulas de yoga seram ministradas por toda a cidade nesta terça-feira.

201606210519520180_RTS.jpg Muitos acreditam que praticar yoga é o melhor jeito de acalmar a mente e a melhor forma de exercício para o corpo.