Cotidiano

Dia dos Pais pode superar em até 30% vendas de 2015

Presentes mais cotados são roupas e calçados; maioria dos pagamentos deve ser à vista

Rondon – Sondagem realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Paraná registrou um acréscimo de 7% nas vendas para o Dia dos Pais, comemorado em 14 de agosto, em relação a 2015. A pesquisa levantou que 68% dos paranaenses não vão deixar a data passar em branco, e devem gastar em média R$ 109,75 no presente. No ano passado, os que disseram que pretendiam presentear somavam 61%, com despesas médias de R$ 104,50.

Esse acréscimo, conforme a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade Takata, ocorre principalmente pelo otimismo entre consumidores e empresários, causado pela “sensação de mudança econômica que o País vem enfrentando”, explica.

Esse espírito otimista é sentido também na região Oeste do Estado, que aposta em um aumento entre 20% e 30% nas compras para o Dia dos Pais. O índice, que supera as perspectivas estaduais, é previsto por conta de diversos fatores. Um deles, segundo o presidente da Aciac (Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand), Paulo Dias de Lima, são as campanhas e promoções realizadas nas semanas que antecedem a data. No município, por exemplo, no sábado (13), véspera da comemoração, estão programadas ações na avenida principal da cidade, com tendas voltadas à saúde do homem, com aferição da pressão arterial e teste de glicemia, exposição de artesanato e apresentações das fanfarras mirins de Assis e Palotina, entre outras atrações. “É uma forma que encontramos para trazer o consumidor às lojas e fomentar as vendas para o Dia dos Pais. Os empresários estão animados, e já é de praxe em datas comemorativas realizarmos esse tipo de ação. A garantia é de um acréscimo de até 30% nas vendas”, estima o presidente. Em Cascavel, o Núcleo do Comércio do Calçadão vai sortear viagem para estimular vendas. Onze empresas participam.

Reação

Alguns setores da economia estão dando sinais de recuperação, o que retoma a confiança nos negócios neste segundo semestre. É o que garante o diretor de Comércio da Acit de Toledo, Marcos Destefeni. “Para o Dia dos Pais, há fatores positivos. É início de semestre e os dois primeiros sábados em que o comércio permanece aberto favorece a movimentação, pois as pessoas já receberam seus pagamentos e estão com poder de compra para presentear os pais”, diz. O horário do comércio estendido no fim de semana também irá contribuir para aquecer as vendas.

O aumento na Intenção de Consumo das Famílias, medida mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) é outro ponto que faz os empresários do comércio acreditarem ainda mais em bons resultados. Entre os meses de junho e julho, o índice cresceu 1,1%, e mesmo abaixo do índice ideal (acima de 100 pontos para que seja considerado positivo), a intenção de consumo dos paranaenses, com 80,9 pontos em julho, é superior à nacional, que ficou em 68,7 pontos no mesmo período.

Mais cotados

Conforme a Fecomércio, os presentes mais cotados para o Dia dos Pais são sapatos e roupas, que respondem por 61% das compras previstas. Aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, também estão na lista de 7% dos filhos. Os outros 13% citaram que presenteariam os pais com outra coisa.

As contas devem ser pagas em 47% dos casos à vista, 31% parceladas no cartão de crédito, 19% logo no vencimento da fatura e 3% em outras formas de crédito, como o crediário em lojas. “A tendência é que a maioria opte pelo pagamento à vista, pois como 85% dos consumidores possuem algum tipo de dívida, a intenção é de não ter mais nenhuma pendência, nem que para isso seja preciso comprar um presente mais barato”, relata Priscila.