Cotidiano

Dia do sim!

No próximo dia 20 de outubro será o momento de 245 casais dizer ‘sim’. É nesta data que ocorre o casamento coletivo, uma ação do Tribunal de Justiça em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), Prefeitura de Cascavel e Unipar (Universidade Paranaense).

O casamento civil ocorre na Unipar, sem nenhum custo ao participante. Conforme a Secretaria de Assistência Social, o prazo para inscrição encerrou em 31 de agosto. Ao todo, 428 casais se inscreveram, no entanto, nem todos ainda foram habilitados ao casamento por conta de pendências na documentação, que devem ser entregues até à tarde de hoje. A secretaria diz ainda que a greve dos Correios atrasou a entrega de certidões de outros locais.

Só puderam se inscrever noivos que apresentaram comprovante de renda de até dois salários mínimos (quatro por casal). O último casamento coletivo em Cascavel foi realizado em 2016, com a presença de 298 casais.

Reunião

A Secretaria de Assistência Social lembra que no dia 11 de outubro, às 19h, será realizada reunião com todos os casais para tratar sobre a possibilidade de levar convidados à cerimônia e as vestimentas que podem ser usadas no grande dia. O encontro será na Unipar, que fica na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 1570, Bairro Coqueiral.

Exames de DNA e união estável

Além do casamento coletivo, que é uma das ações da quinta edição do Justiça no Bairro, haverá programações paralelas que seguem até 21 de outubro. Entre elas está a disponibilização de exames de DNA, atendimentos no âmbito do Direito da Família em ações de divórcio, alimentos, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, união estável ou dissolução e regulamentação de visitas. Na área cível, haverá ações de interdição e de registros públicos de retificação de registro civil.