Cotidiano

Dia do Servidor e Finados: veja o abre e fecha do feriadão

Órgãos municipais ficarão fechados de sexta-feira até terça-feira

Cascavel – Em função do Dia do Servidor Público – que é comemorado nesta quarta-feira, 28 de outubro – a Prefeitura de Cascavel transferiu para sexta-feira (30) o ponto facultativo.

Com isso, o Paço Municipal, escolas, Cmeis, e vários serviços não terão funcionamento na sexta-feira (30), emendando com o fim de semana e o feriado de segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. No feriadão, contudo, serão mantidos como de costume, serviços essenciais e de atenção à saúde. Confira o que abre e o que fecha neste feriadão.

Saúde
Serviços de Urgência e de Emergência, como UPA Brasília, UPA Veneza e UPA Pediatria têm atendimento ininterrupto, assim como o Siate e o Samu.

A Vigilância em Saúde funcionará em sistema de plantão, sendo: Vigilância Sanitária: das 7 às 19 horas, pelo telefone 8431-6358 e a Vigilância Epidemiológica (ininterrupto), pelo telefone 8431-6339.

As UBSs, USFs, Unidades de Saúde Mental, Unidades Especializadas e demais Serviços de Saúde ficarão fechadas no dia 30 de outubro e no dia 2 de novembro. Havendo necessidade de atendimento, os pacientes devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que funcionam 24 horas.

Na assistência farmacêutica, as Farmácias Básicas I e II ficarão fechadas na sexta-feira (30) e no domingo (1), funcionando em sistema de plantão no sábado (31) e na segunda-feira (2), sendo: Farmácia Básica II das 7 às 13hs e Farmácia Básica I das 13 às 19 horas em ambas as datas.

Educação
Escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) não abrem na sexta-feira (30) e nem na segunda-feira (2), voltando ao funcionamento normal na terça-feira (3).

Agência do Trabalhador
A Agência do Trabalhador acompanha o calendário municipal, portanto, não haverá expediente na sexta-feira (30) e na segunda-feira (2).

Assistência Social
Na Assistência Social, terão atendimento ininterrupto os serviços da Proteção Social Especial de alta complexidade, como a Unidade de Acolhimento Masculino, a Unidade de Acolhimento Feminino, as Residências Inclusivas, a Casa Pop e o Abrigo de Mulheres.

O Serviço de abordagem e o Família Acolhedora atenderão em regime de sobreaviso pelos telefones 8431-6376 e 8433-6080, respectivamente.

Os Conselhos Tutelares atenderão em regime de plantão pelos telefones 9972-0662 e 8431-6353.

Já os serviços de Proteção Social Básica, entre eles os Cras, Eurecas, Centro da Juventude, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), Cadastro Único, Centro de Convivência de Idosos e a Inclusão Produtiva, assim como os serviços da proteção social especial de média complexidade Creas e Centro Pop, ficarão fechados na sexta-feira (30) e segunda-feira (2).

O Restaurante Popular Albino Zanata funciona normalmente na sexta-feira (30) e ficará fechado no dia 2 de novembro, segunda-feira.

Meio Ambiente
A Coleta Seletiva funcionará normalmente na sexta-feira (30), porém não terá funcionamento na segunda-feira (2). A população dos bairros que integram o cronograma da segunda é orientada a aguardar a próxima coleta para disponibilizar os resíduos sólidos.

Denúncias para a campanha Poluição: Tolerância Zero podem ser feitas pelos telefones 8431-6320 ou 9974-6965.

Zoológico
O Zoo abrirá normalmente na sexta-feira (30), no sábado (31) e no domingo (1), das 8 horas às 17h30, ficando fechado na segunda-feira (2), como é de rotina, voltando à normalidade na terça-feira (3).

Trânsito e Transporte coletivo
Não haverá expediente administrativo na Cettrans na sexta-feira (30) e nem na segunda-feira (2).

As linhas do transporte coletivo urbano funcionarão normalmente na sexta-feira (30) em escala de domingos e feriados na segunda-feira (2).

Em relação ao trânsito, no dia 2 de novembro os agentes de trânsito estarão nos Cemitérios Central, Jardim da Saudade e São Luiz realizando operação-presença e controle de tráfego, a fim de que o trânsito flua com mais segurança nesses locais, tendo em vista o grande número de visitantes.

No Cemitério São Luiz, do Bairro São Cristóvão, a partir de sábado (31) a Rua Paranaguá – entre as Ruas Rio Negro e Aramis Ataíde – estarão bloqueados em razão do Dia de Finados.