Política

Dia do Fico: Paranhos tem “decisão difícil para tomar nesta sexta

De qualquer forma, esta emblemática sexta-feira de 1º de abril será, sim, o “Dia do Fico” para Paranhos: ou renuncia ao cargo e “fica” à disposição para ser candidato a vice de Ratinho Junior

Dia do Fico: Paranhos tem “decisão difícil para tomar nesta sexta

 

Cascavel – Cascavel vive, ontem (31) e hoje (1º), um clima de grande expectativa quanto a decisão do prefeito Leonaldo Paranhos em renunciar, ou não, o comando da Prefeitura de Cascavel. De qualquer forma, esta emblemática sexta-feira de 1º de abril será, sim, o “Dia do Fico” para Paranhos: ou renuncia ao cargo e “fica” à disposição para ser candidato a vice de Ratinho Junior (ou até mesmo uma possível candidatura ao Senado), ou resiste aos convites e não abra mão do cargo e “fique” prefeito de Cascavel para cumprir seus quatro anos de mandato.

Contudo, esta é uma situação que não vai se arrastar além de hoje, já que pela legislação eleitoral, quem quiser ser candidato e ocupar cargos que precisam da desincompatibilização tem prazo até amanhã (2) para efetivar a saída e estar devidamente filiado a um partido político.

Na quinta-feira, logo pela manhã, na entrega da revitalização da Escola Municipal Nicanor Silveira Schumacher, no Bairro Neva, sempre eloquente e emotivo nos discursos, o prefeito afirmou: “Isso tudo nos dá a certeza que primeiro temos que ter um governo que abomina a corrupção, que não aceita o desperdício, que luta e que fique indignado quando as coisas não acontecem. […] O que nós vamos deixar para estas crianças aqui é o exemplo de que nós rompemos as dificuldades, que por eles nós vamos onde tem que ir”.

Para um veículo impresso, como o Jornal O Paraná, fazer afirmações neste cenário político não é recomendável. Afinal, na hora em que o leitor tiver acesso ao texto impresso na edição de hoje, o cenário pode ser totalmente diferente. Porém, seguindo o dia de Paranhos, ontem, vários indicativos foram dados de que, de fato, o prefeito de Cascavel pode passar o bastão e ficar à disposição do parceiro político e amigo pessoal, Ratinho Junior, para compor como candidato a vice-governador, na chapa majoritária.

 

Amop

Também ontem e com pouca publicidade, aconteceu a eleição da nova diretoria da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que conduziu o prefeito de Santa Tereza, Élio Marciniak, o “Kabelo”, a presidência da maior entidade municipalista do estado. Em seu discurso, Paranhos foi mais enfático, afirmando ter recebido “muitas ligações” de Curitiba nas últimas horas e que teria que tomar “decisão difícil”, deixando claro pode renunciar ao cargo e passar o comando da Prefeitura de Cascavel para Renato Silva.

 

MDB ou Podemos?

Mas, aí vem a dúvida: em qual partido? Paranhos se elegeu e reelegeu prefeito de Cascavel pelo PSC e, para ser vice de Ratinho, duas opções foram ventiladas nos últimos dias. Uma seria pelo Podemos, de Alvaro Dias que, com a saída de Sérgio Moro, criou um vácuo no partido, sugerindo até que o senador colocasse seu nome na corrida ao Palácio do Iguaçu. Mas, com Paranhos no partido e na vice de Ratinho, tudo se assenta e segue o baile, com Alvaro Dias como apoiador e não concorrente.

Outra possibilidade é a volta de Paranhos ao “velho MDB de guerra”, partido no qual tem sua origem política e se elegeu vereador nos anos 90, chegando também a ser vice-prefeito de Cascavel em 2001.

 

Pesquisas

Nos bastidores da política local, há também a informação de pesquisas encomendadas pelo staff do governador Ratinho Junior com três composições diferentes na vice-governadoria. Duas delas, com Darci Piana e Maria Vitória (do Clã Barros), apontaram decisão da eleição para o segundo turno, com desempenho pouco satisfatório no Oeste do Paraná. Já com Paranhos na vice, as mesmas pesquisas trazem a decisão já no primeiro turno, com uma reeleição mais “tranquila” e muito melhor desempenho do governador no Oeste.

 

Redação: Paulo Alexandre de Oliveira/Mateus Barbieri

 

Confira os principais prazos eleitorais para 2022

 

O primeiro turno acontece em 2 de outubro e eventual segundo turno, dia 30. A votação começa às 8h e termina às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início e término da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Desincompatibilização e Janela Partidária

Até 2 de abril, governadores, presidente da República, prefeitos, ministros e secretários deixarem o mandato, caso desejem se candidatar a outro cargo. Na mesma data, o pré-candidato deve ter domicílio eleitoral na circunscrição em que deseja concorrer e obter o deferimento de sua filiação pelo partido. A Janela Partidária termina hoje (1°), ou seja, os deputados estaduais, federais e senadores não podem mais trocar de partido caso desejem participar do pleito de outubro.

 

Convenções partidárias e registros de candidatura

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para escolha de candidatos. 15 de agosto é o prazo final para o registro das candidaturas. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

 

Propaganda eleitoral

A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet é permitida a partir de 16 de agosto.