Cotidiano

Dia de homenagens

Tradição, fé, saudade. O Dia de Finados foi marcado por visitação intensa nos cemitérios de Cascavel, data reservada para homenagear aqueles que partiram e deixam muita saudade.

A dona de casa Dina Rômulo vai ir ao Cemitério Central todos os anos prestar homenagem a entes queridos. “Venho aqui para lembrar quem já partiu. É uma tradição orar para que eles tenham descanso eterno”.

Alexandro P ereira foi visitar o túmulo da namorada e prestar homenagem a ela. “É o primeiro ano que venho aqui, para lembrar os bons momentos e desejar que ela esteja em um bom lugar”, disse.

Há também quem vai para encontrar amigos. “Não tenho parentes enterrados aqui. Venho para ver os amigos e assistir às missas”, conta a dona de casa Maria Júlia.

Programação

A programação nos cemitérios começou às 7h e se estendeu até as 20h. A princípio, confirmou a previsão de 150 mil pessoas pelos quatro cemitérios da área urbana. Isso sem contar as visitas aos cemitérios do interior.

O que chamou a atenção foi a grande participação nas celebrações religiosas.

Para oferecer estrutura a todo esse público, houve quem trabalhou muito. É o caso dos vendedores. No total, 25 contratos foram fechados pela Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) em barracas que ofereciam de flores a lanches. “Percebemos uma movimentação intensa o dia todo. O tempo ajudou e o pessoal aproveitou a manhã, principalmente, para a visitação, quando o movimento foi mais intenso. No comércio, a venda de flores e de outros itens foi boa, pelo que nós percebemos”, avaliou o superintendente da Acesc, Beto Lima.

Tradição em vendas

Glacir da Silva trabalha com artesanato e há 12 anos faz suas vendas em frente ao Cemitério Central. “Eu mesma faço os vasos. Todos com flores artificiais, que duram mais. Os que fazem mais sucesso são os menores, que têm cimento dentro e não acumulam água”, conta.

“Paguei, neste ano, R$ 300 para três dias de locação. Vale muito a pena o investimento porque a movimentação é intensa e a gente consegue ter um lucro a mais”, explica.