Cotidiano

Dia de deixar o carro na garagem

Na próxima sexta-feira (22) é praticado, em várias cidades do mundo, o Dia Mundial Sem Carro. A atividade incentiva o motorista a deixar o carro em casa e mudar a sua rotina por um dia com transportes alternativos.

Em Cascavel, o exemplo vai começar por quem cuida do trânsito. Segundo a coordenadora de educação no trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Luciane Ribeiro dos Santos de Moura, todos os servidores internos da Companhia vão ao trabalho, na sexta, de bicicleta, a pé, de ônibus ou de carona. “O que não pode é vir de carro”, diz. Neste dia, somente os agentes de trânsito que trabalham com as viaturas vão poder andar com seus veículos.

A intenção é conscientizar a população quanto aos danos ambientais e de mobilidade urbana causados pelo constante aumento da frota. Conforme o Detran (Departamento de Trânsito) do Paraná, rodam hoje em Cascavel 218.705 veículos todos os dias. “Deixar o carro em casa significa menos acidentes, menos poluição e mais saúde”, afirma Luciane.

SOLIDÁRIA

Um dos pontos fortes da campanha é o incentivo à carona solidária. “Se você tem um conhecido ou amigo que vai passar por onde você precisa, pegue uma carona ou combinem de um dia cada um ir com seu carro. Essa prática já é muito comum entre os estudantes que vão para as universidades e pode servir também a quem vai ao trabalho”, explica a coordenadora.

Luciane lembra ainda que as ciclovias da Avenida Brasil e a que está em fase de finalização na Avenida Barão do Rio Branco estão aí para estimular o uso da bicicleta no dia a dia dos cascavelenses. “Em breve, teremos a [ciclovia] da Tancredo Neves que faz parte de toda essa melhora no transporte do município”, garante.