Cotidiano

Dia das Crianças: evitando as armadilhas das liquidações e superpromoções

20141009-214036.jpgRIO ? Com o Dia das Crianças se aproximando ? a comemoração acontece no próximo dia 12 de outubro ? não há quem resista à tentação de comprar um presente para filhos, sobrinhos e netos. No entanto, com a crise econômica, o endividamento das famílias brasileiras nunca foi tão alto ? na verdade o maior dos últimos 10 anos, segundo dados do Banco Central. Neste cenário, alerta Gil Deschatre, professor de Finanças Pessoais da Universidade Veiga de Almeira, palavras sedutoras como ?liquidação?, ?saldão? e ?queima de estoque?, amplamente utilizadas para atrair compradores, podem virar uma armadilha. Por isso, o consumidor deve ficar sempre atento, mesmo quando a vantagem é muito atrativa.

criança

Segundo Deschatre, o maior erro dos brasileiros ao adquirir produtos é o parcelamento dascompras

? Normalmente, as pessoas buscam saber quantas parcelas são possíveis, mas deveriam se atentar aos juros e, de preferência, pagar à vista.

O professor explica que o parcelamento deve ser evitado sempre, não apenas em tempos de crise, assim como o adiamento do pagamento do cartão de crédito, que é considerado pelo especialista como ?suicídio financeiro?. Deschatre ressalta que alguns critérios devem ser ponderados pelo consumidor antes da compra:

? Pergunte a si mesmo se o bem ou produto que te atrai nesse momento é algo indispensável em sua vida. Aquele produto com um precinho ótimo pode se tornar um entulho esquecido em um canto da casa ou no fundo de uma gaveta.

Uma outra estratégia é questionar se há bens mais importantes que precisam ser comprados antes do que está sendo oferecido com desconto.

? Reflita e verifique se você ainda tem renda disponível para adquirir aquilo que te atrai. Se não tem mais dinheiro, repense, não force a barra, comprar sem dinheiro significa endividar-se, gastar o que ainda não tem.

O especialista vai além: o consumidor deve tomar muito cuidado para não confundir crédito com renda. Ao pensar em adquirir algo, este não deve se basear no seu limite de crédito, pois, a maioria das pessoas têm limites em cartões maiores do que as próprias rendas, e esse é um dos maiores causadores de endividamentos.

? Se decidir comprar algo, o ideal é se basear na renda disponível ? aconselha Deschatre.