Cotidiano

Dia das crianças é marcado por sorrisos no Hospital Universitário

A programação desse dia 12 de outubro, contou com entrega de presentes, de pizzas, e um momento cinema especial

Dia das crianças é marcado por sorrisos no Hospital Universitário

Foram momentos de descontração, e recheado de sorrisos. Assim foi o Dia das Crianças do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). A programação desse dia 12 de outubro, contou com entrega de presentes, de pizzas, e um momento cinema especial.

Durante a manhã, foram entregues os presentes para as crianças internadas na ala pediátrica, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica, UTI Neonatal, e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). Os brinquedos foram arrecadados através da Campanha Paraná Piá, a qual o HUOP e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) também fizeram parte auxiliando na arrecadação. “É um grande privilégio para nós poder oferecer um pouco mais de carinho. Por isso, fizemos parte dessa campanha, que tem como objetivo oportunizar um momento alegre para as crianças, mesmo estando em recuperação em um ambiente hospitalar”, diz o diretor administrativo do HUOP, Rodrigo Barcella.

No jantar, a surpresa foram as pizzas, doadas pela Folkz Pizzas e Saladas, que renderam muitos sorrisos. Aliás quem é que não gosta de uma pizza? “O nosso objetivo é criar um momento de descontração nesse dia tão especial. É o mínimo que podemos fazer, e o sentimento que fica é de gratidão. Ficamos mais dispostos a trabalhar mais e oferecer o que podemos em um dia como hoje”, comenta o proprietário da Folkz, Willian Fischer Netto.

E para encerrar a programação, o momento cinema animou as crianças na área externa da ala pediátrica. Elas acompanharam filmes infantis, que serão exibidos durante toda a semana. “O momento de internação é delicado para as crianças. Elas saem do ambiente que estão acostumadas para vivenciar o tratamento. Gera medo, ansiedade, e por isso precisamos ter um olhar voltado para a humanização, seja uma comida especial, um brinquedo. Ajuda muito em um tratamento mais leve, além disso, aproxima os profissionais do paciente. E hoje é um momento importante para levarmos um pouco mais de carinho”, ressalta a coordenadora de Enfermagem da Ala Pediátrica, Lígia Satiko Simomura.

Quem participou de todas as programações do HUOP na Semana da Criança, foi a Julia Talita Gonçalves, de 12 anos de idade, que está a mais de uma semana longe de casa. A mãe, Maria Helena Girardi, foi quem agradeceu todo o carinho. “Ela gostou de tudo. A pizza inclusive era do sabor que ela mais gosta e o cinema também é algo que adora e até sente falta nesse momento que está internada. Estar no hospital é um momento difícil, então tudo isso hoje, é uma distração, e fez ela esquecer que está internada. Foi muito especial, e fico muito feliz por ela ganhar todo esse carinho nesse dia que é tão especial para as crianças”, comenta.

As atividades realizadas no Dia das Crianças, como a entrega de presentes e o momento cinema, serão estendidas durante a programação da Semana da Criança HUOP 2020.