Saúde

Dia da Doação de Leite: Huop lembra a importância de doar

Atualmente, o Banco de Leite Humano do Huop está com o volume do estoque bom, até o mês de abril, foram mais de mil litros doados pelas mães

Dia da Doação de Leite: Huop lembra a importância de doar

 

No Dia da Doação de Leite Humano, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), deseja salientar a importância desse grande gesto que pode salvar a vida dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal do hospital. Eles precisam do leite humano para sua nutrição e proteção, pois é o único alimento que possui todos os nutrientes necessários para o recém-nascido. Além disso, todo o leite doado no banco, é passado pelo processo de pasteurização, para garantir que chegue aos bebês com qualidade e seguro.

Atualmente, o Banco de Leite Humano do Huop está com o volume do estoque bom, até o mês de abril, foram mais de mil litros doados pelas mães. São mais de 100 doadoras por mês e também mais de 100 que recebem o leite mensalmente. Porém com o frio chegando, esses números tendem a cair. “A chegada do inverno sempre nos preocupa, pois algumas vezes as doações diminuem”, comenta a enfermeira do Banco de Leite Humano do Huop, Anelise Vieczorek.

Por isso, é válido lembrar que a mãe doa o leite sem sair de casa. O hospital disponibiliza os frascos esterilizados para que a mãe possa coletar o leite em casa. Além disso, é essa maneira que oportuniza as mães de toda a região a serem doadoras, pois os frascos são levados pelo transporte até seu munícipio vazios e trazidos cheios com todo o cuidado. “Esse leite sempre vem com todo o rigor, ar-condicionado, em uma caixa térmica com gelo”, diz Anelise. Sendo essa uma das maneiras de evitar a diminuição do estoque no inverno.

Para ser doadora basta estar com os exames pré-natais em dia, estar clinicamente bem e alimento seu bebê. Com isso, é só entrar em contato com o banco de leite pelo telefone 3321-5243, onde será feito um cadastro e depois uma visita na casa da doadora. “Levamos os frascos, fazemos a orientação de como ela tira, de como ela armazena, os cuidados que ela deve ter, e a partir daí ela vai tirando leite, congelando e o banco de leite passa uma vez na semana para buscar”, diz Anelise.

Benefícios da Doação

Além de dar vida aos bebês, a doação do leite humano é muito benéfica às doadoras. A retirada do leite é muito importante para a sua produção, evitando problemas que a mãe poderia ter durante a lactação. “Então doar mantém a produção, evita problemas mamários, ajuda um outro bebê, e faz com que a mãe se sinta bem, porque quando você sabe que aquilo está ajudando alguém, só te traz um retorno positivo”, completa a enfermeira. Qualquer mãe pode ser doadora, independentemente da quantidade da lactação.

Chá para as doadoras

Nessa semana, o Banco de Leite Humano do Huop realizou um chá da tarde para as doadoras. Como uma forma de agradecimento pelo gesto tão importante ao hospital. Além disso, as mães receberam pequenas lembranças e puderam curtir a tarde de confraternização com a equipe.

Assessoria