Variedades

Dia da costureira: AMIC PR homenageia profissionais que transformam tecidos e linhas em obras de arte

Para homenagear o Dia da Costureira, associadas da AMIC PR contam um pouco de suas histórias nesta tradicional profissão

Dia da costureira: AMIC PR homenageia profissionais que transformam tecidos e linhas em obras de arte

 

Uma das profissões mais antigas e tradicionais que se mantém ativa ao longo dos anos é a de costureira. Dados da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) indicam que 87% dos 1,3 milhão de profissionais que atuam com costura no país são do sexo feminino, e apontam que esta atividade movimenta, em média, R$ 4,5 bilhões por ano. Dada a importância dessas profissionais, neste dia 25 de maio é celebrado o Dia da Costureira, com o objetivo de enaltecer a profissão e valorizar cada uma das pessoas que trabalha na área.

Eliane Fonseca é uma delas. Há 25 anos no ramo da costura, ela garante que acompanhou de perto a evolução das máquinas de costura e, também, as atualizações do setor. Com o olhar empreendedor e muito estudo, em 2015 ela decidiu abrir a própria empresa de uniformes e, atualmente, ministra curso para iniciantes que querem crescer nesta
área.

“Eu aprendi a costurar com a minha mãe quando era criança e passei a trabalhar em casa. Foi necessário ter persistência porque não se aprende a costurar do dia para a noite”, conta.

Para se aperfeiçoar no ramo, a empreendedora decidiu associar-se a AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), entidade empresarial que visa a capacitação, o crescimento e a melhora de competitividade dos pequenos negócios.

“Sou associada há cerca de quatro anos, participei de várias palestras sobre marketing. É muito importante o suporte que a AMIC PR dá para quem busca empreender e para quem empreende, mas não quer parar no tempo”, destaca.
Outra costureira que também tem sua história traçada junto a AMIC PR é Valquiria Aparecida, especialista no setor de utensílios do lar, com foco na produção de enxoval para bebês.

“Eu sempre gostei de costura e aprendi sozinha. Antes de casar ganhei minha primeira máquina de costura e não parei mais. No começo, fazia as roupinhas para que os meus filhos fossem nas festinhas de escola. Na juventude, também pegava retalhos na casa de uma amiga da minha mãe e costurava roupas para as bonecas. Costurar é o que eu mais amo fazer”, relembra.

Nesse sentido, a presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, enaltece: a entidade está sempre de portas abertas para empresárias como Valquiria e Eliane. Segundo dados de uma pesquisa sobre empreendedorismo feminino no Brasil, 49% das mulheres empreendedoras são chefes de família e 40% são MEIs (Microempreendedoras individuais). Portanto, é cada vez mais importante que elas busquem capacitação e apoio de entidades associativistas.

“Pensando nisso, sempre trazemos cursos e atividades que possam auxiliar mulheres e empreendedores no geral. Ficamos felizes por apoiar pessoas como Valquiria e Eliane e, em nome delas, aproveitamos para parabenizar todos os costureiros e todas as costureiras que dão vida a essa profissão antiga e essencial”, conclui a presidente da AMIC PR.

Assessoria