Cotidiano

Dia D para inclusão de deficientes no mercado

Curitiba – A Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade promove no dia 25 (terça-feira) o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho. O evento será nas Agências do Trabalhador de Curitiba e mais 41 cidades, das 8h às 17h.

Durante todo o dia serão feitos o cadastro e encaminhamento dos interessados para vagas de emprego. São mais de 400 vagas, ofertadas por mais de 20 empresas parceiras.

Os candidatos devem comparecer à agência com Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico para comprovação da deficiência.

O Dia D compõe as ações de comemoração do aniversário dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O Dia Global de Ação é um movimento que desafia organizações e indivíduos de todo o mundo a se unirem em prol da conscientização e impacto dos ODS. São 17 objetivos definidos e 169 metas a serem atingidas até 2030, e, destas, sete fazem referências específicas quanto às pessoas com deficiência. Uma delas é assegurar o emprego pleno, produtivo e de igual remuneração.

“A política de geração de emprego e renda por meio da inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho visa proporcionar independência financeira para esse público, além de demonstrar o compromisso do Governo do Estado com a agenda dos ODS”, disse do secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi.

Segundo a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, no Paraná mais de 1,5 milhão de pessoas convivem com alguma deficiência. O número de trabalhadores PcDs inseridos no mercado de trabalho formal no Estado é de 28.560. Dentre eles, o maior número de colocados apresentam alguma deficiência física (45%), seguido da deficiência auditiva que representa 18% e visual (15%).

O atendimento será por ordem de chegada. Não é necessário agendamento nem inscrição.