Cotidiano

Dia D do ‘Outubro Rosa’ movimenta centenas de mulheres

O município de Assis Chateaubriand, através das secretarias de Saúde e de Assistência Social, foi realizado o “Dia D” da campanha Outubro Rosa. A prevenção foi feita  através de orientação das participantes, aferição da pressão arterial, agendamento de mamografias e ainda a realização de exames de preventivo.

Durante todo o dia foram realizados 132 preventivos, 90 mamografias e 144 mulheres  fizeram teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C. “Centenas de mulheres estiveram participando da ação e em nome da administração municipal, agradecemos a todos os parceiros e a população que participou em massa do evento" salienta o secretário de saúde, Agnaldo Vieira.  Ainda de acordo com o secretário, as mulheres que não puderam comparecer no "Dia D", podem ir até uma Unidade de Saúde e agendar os exames. 

O prefeito, João Aparecido Pegoraro, acompanhou de perto a ação. “Quero parabenizar a ação das secretarias envolvidas e ainda reforçar para que as mulheres façam os exames, preventivos e participem das ações, é importante que a população cuide da saúde para prevenir mais doenças”, finalizou.

Palestras Outubro Rosa

Ainda dentro das ações do Outubro Rosa em Assis Chateaubriand, na última sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e da Mulher, Conselho da Mulher empresária, Comitê Mulher do Sicredi apoiados pelo CEONC (Hospital do Câncer de Cascavel) e Sala do Empreendedor de Assis Chateaubriand, promoveram duas palestras para a comunidade chateaubriandense, a primeira com um profissional médico oncologista do CEONC, Dr Fernando Barbieri, que trabalhou sobre saúde da mulher e do homem e também uma palestra motivacional com a palestrante Marta Schumacher.