Educação

Dia “D” inclui atividades para curso técnico em Meio Ambiente

Com o objetivo de estimular a permanência dos estudantes no curso, apresentar um panorama do mercado de trabalho e apontar quais são principais funções de um Técnico em Meio Ambiente foram realizadas várias atividades ressaltando a importância da atuação desse profissional na sociedade no dia 13 de março no Ceep (Centro Estadual de Educação Profissiona) Pedro Boaretto Neto em Cascavel.

Os alunos do Integrado (1ª a 4ª série), períodos matutino e vespertino, receberam algumas homenagens, realizadas pela coordenara de Curso Lidinalva Rufino dos Santos. Em seguida foi realizada a Mostra de Curtas sobre a Semana do Meio Ambiente, no mesmo formato da Conferência Municipal. Professores mediaram as apresentações, o debate e sanaram dúvidas sobre desenvolvimento sustentável e sobre como se tornar um ser humano sustentável na atualidade.

Os estudantes do subsequente participaram de uma palestra com o Técnico em Meio Ambiente José Ferreira, colaborador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, que relatou quais as principais atribuições de sua função, bem como descreveu as questões ambientais mais relevantes no município.

Foram realizadas duas oficinas. Uma de reaproveitamento de materiais, que teve como oficineira a professora Ariadne Assis. Nessa atividade foram apresentadas ideias criativas de como reaproveitar materiais que normalmente se tornariam lixo. Na segunda oficina foi realizada uma aula prática de introdução à microscopia, com a professora Sandra Gianotti e a laboratorista Sheila Zini. Nessa atividade foi demonstrado o uso do microscópio e sua importância nas análises ambientais. Essa oficina contribui para a formação técnica do aluno, que durante o curso e depois de sua formação, deverá conhecer e manusear equipamentos com segurança.

“As práticas realizadas no Dia do Técnico em Meio Ambiente – 13 de março fazem parte do "2° eixo pedagógico norteador de construção da identidade do curso técnico em meio ambiente", com a finalidade de oportunizar aos alunos o aprimoramento em temas relevantes à formação profissional na área de seu curso, bem como de comemorar o Dia do Técnico, demarcando a identidade do profissional”, destaca a coordenadora Lidinalva Rufino dos Santos.