Cotidiano

Dez mil civis fogem do Leste de Aleppo desde sábado, diz Observatório

TOPSHOT-SYRIA-CONFLICT-GFF3123I9.1.jpgLONDRES – Até dez mil pessoas fugiram do leste da cidade síria de Aleppo rumo às zonas ocupadas pelas forças pró-governo e para o bairro curdo de Sheikh Maqsud – anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), neste domingo (27).

“Cerca de dez mil civis fugiram de Aleppo Oriental entre o sábado à noite e domingo. Pelo menos seis mil deles foram para o bairro [controlado pelas forças curdas] de Sheikh Maqsud. O restante foi para as zonas governamentais de Aleppo”, completou o OSDH.

As tropas do governo sírio conquistaram neste domingo dois novos bairros rebeldes da cidade de Aleppo, após ter tomado na véspera o bairro mais importante deste setor, segundo OSDH.

“O Exército e seus aliados tomaram hoje o controle de Jabal Badro e, depois, o de Baadin”, informou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.SYRIA-CONFLICT-GFF3121OB.1.jpg

Ao mesmo tempo, o Exército combatia intensamente os rebeldes no bairro estratégico de Sakhur, cuja conquista permitiria ao governo dividir Aleppo Oriental em dois.

Três bairros rebeldes caíram nas mãos do governo em 24 horas, no 13º dia da ofensiva lançada pelas tropas de Bashar al-Assad em 15 de novembro para recuperar o setor rebelde de Aleppo, controlado pelos insurgentes há mais de quatro anos.

“O avanço rápido do Exército se deve à estratégia de seu ataque contra Aleppo Leste, através de várias frentes, enfraquecendo os rebeldes”, explicou Rami Abdel Rahman.