Cotidiano

Dez corais confiram apresentação no 15° Encontro Municipal de Corais

O evento será realizado na próxima sexta-feira (12), no Teatro Municipal de Toledo ás 19h30, com entrada franca.

Toledo – A Secretaria de Cultura realiza na próxima sexta-feira (12), o 15º Encontro Municipal de Corais de Toledo no Teatro Municipal. Dez corais farão suas apresentações. A abertura será ás 19h30 com o coral infanto-juvenil de Marechal Cândido Rondon que conta com 45 integrantes. A entrada é franca.

Os corais da cidade que farão suas apresentações são: Anjos da Luz com 45 integrantes, com a regente Rosangela Clivati. O Coral Ítalo Brasileiro, com 30 integrantes, da professora Lelis Keity Hermes. Coral Meninos e Meninas São Vicente, com 50 integrantes e a regente Keila Daniela Mariano Bet. Coral Sadia BRF em Canto com 30 integrantes a comando de Nelson Engelmann. Grupo vocal Casa da Cultura com 18 integrantes, com a professora Elizandre Cruz. Coral Sicob Toledo com 25 integrantes, sendo a responsável Rosangela Clivati. Coral Toca Juvenil com 30 integrantes, da regente Lelis Keila Daniela Mariano Bet. Grupo de Canto Momento Certo com 32 integrantes, com comando da professora Adriana Fritzen Neumann e por fim o Coral Cristo Rei, sob a regência de Darcysio Fritsch.

Para este ano, os grupos prepararam duas músicas, sendo a primeira um tema de filme e a segunda de livre escolha. De acordo com a coordenadora de Cursos e Artes da Casa da Cultura, Rosi Alves, isso irá deixar o evento mais emocionante. “É muito interessante que seja feito dessa maneira, assim cada coral vai ser privilegiado com um tema de filme e o tornará exclusivo e ainda mais marcante, já que as trilhas de filme são sempre músicas que marcam a vida das pessoas”, completou.

Rosi ainda disse que o Encontro de Corais tem por objetivo mostrar à população de Toledo o que está sendo realizado no campo coralístico, além de promover o intercâmbio entre os diferentes corais visando o crescimento, maior conhecimento e o incentivo na formação de novos grupos. “A voz humana é o melhor e mais perfeito instrumento musical. É completo e suscetível ao constante aperfeiçoamento e desenvolvimento pelo estudo e pela prática”, disse.

A regente do Coral Anjos da Luz Rosangela Clivati informou que os cantores estão muito ansiosos por se tratar da primeira apresentação em um evento aberto à comunidade. “O nosso coral tem apenas cinco meses e é composto por crianças e jovens de sete a 15 anos e com isso eles estão muito ansiosos e se dedicado muito aos ensaios para fazer uma belíssima apresentação”. Rosangela explicou que o coral foi criado para animar as missas da catequese. “Estamos acostumados a cantar apenas as músicas de temas litúrgicos, por isso o Encontro de Corais será uma desafio a mais para nós, porque tivemos que preparar uma música de tema de filme”. 

Rosangela que também é regente do Coral Sicob Toledo comentou que mesmo que o grupo foi criado em 2012 e que, mesmo tendo uma trajetória de outras apresentações no Encontro de Corais, este ano há muitos cantores estreantes. “Temos muitos cantores novos, onde será a primeira apresentação deles no Teatro, isso com certeza é um nervosismo a mais, mas toda a equipe está se dedicando muito”, comentou.

Já sobre a participação do público, a coordenadora de cursos da Casa da Cultura, Rosi Alves, disse que existe uma expectativa muito boa. “Esperamos para esse ano um público bem diversificado, assim como nos demais anos, por isso, aguardamos a presença de famílias e amantes da música”, concluiu.