Variedades

Devoção e fé marcam a exposição da Relíquia da Santa Cruz

A Festa Exaltação da Santa Cruz, da Paróquia Santa Cruz, em Cascavel, será realizada de 10 a 17 de setembro e será marcada por uma programação religiosa e festiva, momento em que a Relíquia de Santa Cruz será exposta e os fiéis poderão venerá-la.

O pároco, padre Divo de Conto, convida a toda comunidade para participar das celebrações que ocorrerão e ressalta o significado da veneração à Relíquia da Santa Cruz: “A Cruz tornou-se sagrada por causa de Jesus Cristo, que por amor a humanidade carregou e suportou a morte. Hoje, aproximar-se deste madeiro presente na relíquia significa se aproximar do amor de Jesus Cristo que salva e que liberta, diz padre Divo.”

HISTÓRIA DA RELÍQUIA

A Relíquia da Santa Cruz, segundo a tradição, tem origem com Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, no século IV, após pesquisas na Terra Santa, encontrou a Cruz de Cristo e depositou um pedaço relativamente grande da Cruz em seu palácio, que veio a ser posteriormente a basílica da Santa Cruz em Roma. É desse fragmento grande que, provavelmente, tenham saído os pedacinhos da Cruz existentes na basílica do Latrão e no Vaticano, tornando-se, deste modo, as Relíquias da Santa Cruz.

A RELÍQUIA EM CASCAVEL

Por ocasião do aniversário do Tratado de Latrão, entre a Itália e a Santa Sé, ordenou-se a entrega às paróquias da Itália uma relíquia da Santa Cruz. A Paróquia São Pedro e São Paulo, em Soligo, Itália, ganhou duas relíquias. Monsenhor José Ceschin, que pertencia a essa paróquia, após celebrar a sua primeira missa como padre no dia 30 de abril de 1972, recebeu como presente uma dessas relíquias.

Em Cascavel, a relíquia chegou em 2015, durante a Festa do Padroeiro da Paróquia São João Batista, em dia 24 de junho de 2015, trazida pelo Monsenhor José Ceschin que a doou ao arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos. Ao recebê-la, ele disse: “Essa relíquia vai pertencer ao futuro Santuário da Santa Cruz de Cascavel”.

Em 9 de setembro de 2016, Dom Mauro doou em definitivo a Relíquia à Paróquia Santa Cruz, incluindo no calendário a data de 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz e expõe para a veneração pública dos fiéis.

Programação Religiosa

10/09 às 19h

Missa com a chegada da Relíquia da Santa Cruz na Matriz

11/09 às 19h30

Caminhada com a Relíquia até a Capela Santa Inês

12/09 às 20h

Missa de despedida da Relíquia na Capela Santa Inês e carreata até a Capela Santa Gemma

13/09 às 20h

Missa de despedida da Relíquia na Capela Santa Gemma e carreata até a Igreja Matriz

14/09 às 6h30, 12h15 e 1930

Missa da Exaltação da Santa Cruz e durante o dia Confissão na Matriz