Cotidiano

Deutsche Bank tem prejuízo no 4º trimestre e se afasta de rivais de Wall Street

FRANKFURT – O Deutsche Bank ficou ainda mais atrás de seus rivais de Wall Street em 2016, não acompanhando a forte recuperação deles na negociação de títulos nos últimos três meses do ano passado, o que aumentou a pressão sobre o presidente-executivo, John Cryan, antes de uma esperada atualização da estratégia do grupo alemão.

O principal banco da Alemanha anunciou nesta quinta-feira um prejuízo líquido de ? 1,9 bilhão no último trimestre de 2016, com os resultados pressionados por custos legais euros da ordem de ? 7 bilhões para encerrar nos Estados Unidos uma investigação pela atuação do banco durante a crise dos créditos hipotecários de risco (“subprime”) em 2008. Analistas esperavam que o banco registasse um prejuízo de ? 1,16 bilhão. As ações caíam 5,6%.

O grupo com sede em Frankfurt registrou perda líquida de ? 1,4 bilhão em 2016, o segundo ano consecutivo no vermelho. Em 2015 as perdas chegaram a quase ? 7 bilhões. O resultado é pior do que o previsto pelos analistas, que esperavam uma perda de ? 200 milhões.

O volume de negócios caiu 10%, a ? 30 bilhões de euros, enquanto o resultado antes dos impostos registrou prejuízo de ? 810 milhões.

? Nossa estratégia não mudará fundamentalmente ? disse Cryan em entrevista coletiva, acrescentando que o banco continuará respondendo às mudanças nos mercados globais e na regulamentação.

Isso pode incluir a saída de mais mercados e grupos de clientes, mas não outra rodada de cortes de empregos, disse o executivo.

? Nossa expectativa é que seremos rentáveis este ano ? afirmou Cryan, acrescentando que é muito cedo para dizer quando os pagamentos de dividendos serão retomados.

As receitas da divisão de negociação de títulos do Deutsche Bank aumentaram 11% no quarto trimestre, uma vez que se beneficiaram de um aumento nos negócios em produtos de taxas de juros, commodities e câmbio (FICC), após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana.

Mas o banco perdeu participação de mercado para instituições de Wall Street, alguns dos quais mais do que duplicaram as receitas com negociação de títulos, em parte porque o banco alemão reduziu a área de banco de investimentos para diminuir o risco.