Cotidiano

Deutsche Bank e Commerzbank mantiveram conversas sobre fusão

300708586_1-8.jpgFRANKFURT ? Altos executivos do Deutsche Bank e do Commerzbank mantiveram conversações este mês sobre uma potencial fusão dos dois maiores bancos da Alemanha, assegurou, nesta quarta-feira, uma fonte ligada ao assunto. No entanto, os dois bancos congelaram o projeto, já que querem completar suas reestruturações antes de dar novos passos em direção à fusão, acrescentou a fonte, que não se identificou.

“Houve uma rodada de conversações no fim deste mês, a qual estiveram presentes (o presidente executivo do Deutsche Bank) John Cryan e (seu presidente financeiro) Marcus Schenck”, comentou a fonte.

Tanto o Deutsche Bank como o Commerzbank se recusaram a comentar a informação.

A revista alemã Manager Magazin havia informado mais cedo que o Deutsche Bank estaria estudando a possibilidade de se fundir ao Commerzbank. Nesta quarta-feira, John Cryan pediu que fossem feitas fusões transfronteiriças na Europa, ao considerar que a fragmentação do setor está gerando uma redução inaceitável dos lucros dos bancos e sua sustentabilidade no longo prazo. Criticando o que denominou de “regionalismo espaçado dos bancos”, Cryan disse: “Necessitamos de mais fusões, a nível nacional, mas também através das fronteiras”.

Ao ser consultado sobre se prevê que chegará um tempo em que o Deustche se comprometerá a realizar grandes compras, Cryan – ele próprio um ex-banqueiro de fusões e aquisições especializado em serviços financeiros durante sua longa carreira no UBS – respondeu: “Não em breve’.